Notícias: Notícia

TRF3 E INPA LANÇAM PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL

"Os recursos da natureza são finitos, da mente humana não. É possível, sim, imaginar meios, formas, modos, fórmulas de evitar que pereça esta biodiversidade. Coleta seletiva, vamos processar essa idéia", com estas palavras a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Anna Maria Pimentel e o presidente do Instituto Nacional de Preservação Ambiental (INPA), Deilton Augusto Sanches, lançaram o "Projeto de Gestão Ambiental".

Este projeto visa promover a educação ambiental para crianças do ensino fundamental e médio, com a participação da população economicamente ativa em seu ambiente de trabalho através da coleta seletiva de lixo e envio para reciclagem.

São objetivos do Termo que foi firmado: retirada de todo material gerado pelo Tribunal (à exceção do lixo ambulatorial, que continuará a ser retirado pela Prefeitura); treinamento dos funcionários da empresa terceirizada de limpeza; sensibilização dos servidores (por intermédio de palestras, oficinas de arte-educação, informativos); disponibilização de coletores; fragmentação de todo o papel recolhido; destinação correta do material, de acordo com as suas especificidades; acompanhamento sistemático de todos os procedimentos de retirada e destinação do material gerado pelo Tribunal; troca dos materiais recicláveis por mudas de árvores a serem utilizadas na educação ambiental de crianças de escolas de nível fundamental e médio e no reflorestamento de áreas degradadas.

O INPA é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), de cunho ambientalista, formada por pessoas que têm em comum o objetivo de melhorar o relacionamento do cidadão com o meio ambiente em que vive. Tem como finalidade a defesa, a preservação, a conservação e a proteção da biodiversidade brasileira e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Segundo a presidente do TRF3, desembargadora federal Anna Maria Pimentel, "todos esses projetos que fazem com que a comunidade se aproxime do Tribunal e que o Tribunal se aproxime dela têm um efeito extraordinário. Todos nós nos reciclamos e nos renovamos nesses momentos, ou seja, a natureza nos dá a vida, vamos mantê-la viva".

Em relação ao projeto, a presidente Anna Maria Pimentel acredita que o TRF3 terá uma participação fundamental nesta parceria: "Nós temos uma quantidade muito grande de material que a cada dia é lançado fora. Aquilo que não se pode aproveitar, e o que não se puder aproveitar, certamente que será reciclado para ter nova finalidade".

Para o presidente do INPA, Deilton Sanches, "infelizmente a biodiversidade está ameaçada e só será salva se a sociedade se convencer da sua importância, e isso só será feito através da educação ambiental, pois a falta de informação gera ignorância e a ignorância destrói". Segundo ele, o Projeto de Gestão Ambiental surgiu quando o TRF3 e a Seção Judiciária de São Paulo "resolveram formalizar essa parceria e assim concentrar seus esforços para o benefício da sociedade brasileira e para garantia de um futuro melhor para as próximas gerações".

Durante o evento, as crianças Stephanie, Anderson e Kimberly Bertoletti plantaram duas mudas da planta floral "Primavera" e uma muda de árvore frutífera "Cajá Manga".

Fizeram parte da cerimônia a desembargadora federal Consuelo Yoshida, integrante do departamento de Direito Ambiental da Escola de Magistrados da 3ª Região; o desembargador federal Santos Neves, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região; o juiz federal Maurício Kato, diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo; os juízes federais Regilena Bolognesi e José Marcos Lunardelli e o juiz federal substituto Caio Moysés de Lima.

Na oportunidade, a presidente do TRF3 Anna Maria Pimentel e o diretor do Foro Maurício Kato receberam o certificado de "Amigos da Natureza", das mãos do presidente do INPA, Deilton Sanches.

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 730 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010