Notícias: Notícia

TRF3 SEDIA REUNIÃO DE JUÍZES FEDERAIS TITULARES DE VARAS ESPECIALIZADAS EM CRIME DE "LAVAGEM DE DINHEIRO"
O Tribunal Regional Federal da 3º Região, sediou nesta segunda-feira, 28 de novembro, a reunião de juízes federais das varas especializadas no processamento e julgamento de crimes de lavagem de dinheiro.
 
A reunião foi presidida pelo Ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça, e discutiu vários assuntos relacionados aos trabalhos de combate ao crime de lavagem de dinheiro. Segundo o Ministro Gilson Dipp "os juízes se reúnem para trocar experiências e para verificar uma otimização dos procedimentos que cada um tem na sua jurisdição. Essa troca de experiências é muita válida, porque são tratadas matérias novas no âmbito criminal. Talvez as varas especializadas hoje tratem de matéria nunca tratada pela justiça criminal brasileira. Sediamos esse encontro em São Paulo, pois é o Estado que, hoje, tem o maior número de varas federais especializadas em lavagem de dinheiro" (duas na capital e duas no interior). Os juízes trouxeram à reunião algumas reivindicações no sentido de que essas varas sejam providas tanto de suporte material, como de suporte humano, para que atendam a demanda de complexos processos.
 
Para o Ministro Gilson Dipp o juiz especializado faz com que o Ministério Público e a Polícia também se especializem e tenhamos inquéritos bem instruídos, sentenças e decisões interlocutórias em tempo hábil e com conhecimento e segurança maiores. Essa especialização tem funcionado, inclusive, no interesse dos acusados, porque tem na condução dos seus processos juízes altamente qualificados que poderão dar decisões, sejam absolutórias, sejam condenatórias, dentro dos ditames do devido processo e da otimização da justiça.
 
O Ministro afirmou que o trabalho de varas especializadas em crimes de lavagem de dinheiro é uma experiência inédita no mundo, e que o Brasil está sendo objeto de curiosidade de países mais desenvolvidos quando se trata desta matéria, tendo sido muito bem avaliado em recente reunião do Grupo de Ação Financeira Internacional, grupo este composto pelos países que combatem a lavagem de dinheiro e terrorismo, em função da criação e funcionamento dessas varas.

Ministro Gilson Dipp, STJ
 
 
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1159 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010