Notícias: Notícia

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO E AJUFE PROMOVEM PALESTRAS PARA NOVOS JUÍZES FEDERAIS


Estão sendo abordados temas como a visão panorâmica da Justiça Federal, os desafios do Judiciário e o processo virtual, entre outros

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região abriga nesta segunda-feira, 1º de outubro, o Encontro dos Novos Juízes Federais, que está sendo realizado no auditório do TRF3, localizado no 25º andar do edifício localizado na Avenida Paulista, 1.842 – Torre Sul.
    O evento foi aberto às 10h pela presidente do TRF, desembargadora federal Marli Ferreira, que fez uma breve saudação aos novos magistrados. Em seguida, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Walter Nunes da Silva Júnior, apresentou a palestra "Visão Panorâmica da Justiça Federal", com a qual procurou mostrar o cenário atual da JF em relação às demais instâncias da Justiça, como a Trabalhista e a Estadual.
       O juiz federal Walter Nunes apresentou aos magistrados recém-chegados um breve histórico da Justiça Federal no Brasil, com aspectos sobre sua criação, estrutura, funcionamento do Conselho da Justiça Federal, além dos números mais recentes relativos à evolução dos processos distribuídos, ao número de juízes e à quantidade de processos julgados. Mostrou, por exemplo, que a Justiça Federal é responsável por 10.700.000 processos em todo o País, o que dá uma média de 9.551 processos para cada juiz apreciar e julgar. 
    Walter Nunes ressaltou que, para melhorar o quadro da Justiça Federal, é necessário investir no Judiciário, enfatizando que a Justiça Federal, grande exemplo de agilidade, já está sentindo dificuldades. “O Juizado Especial Federal foi o mais novo segmento e, em pouco mais de quatro anos, viabilizou o pagamento de quase oito bilhões de reais. Agora, no entanto, já está com problemas em seu funcionamento porque a demanda está aumentando”, afirmou. O presidente da Ajufe também reforçou que é necessário ampliar o número de juízes e desembargadores, aumentando assim estrutura de base da Justiça Federal.
    A presidente da TRF3, desembargadora Marli Ferreira, ressaltou o prazer de voltar na história e saber que ela e os demais juízes são co-partícipes deste momento, enfatizando para os novos juízes que o futuro é deles. “Sintam-se valorizados como juízes e como cidadãos, cuja vocação e vontade é servir ao próximo”. Além da presidente, prestigiaram o encontro os desembargadores federais Fábio Prieto e Newton De Lucca, também do TRF3, os juízes federais Nino de Oliveira Toldo, vice-presidente da Ajufe, e o juiz federal Paulo Arena, secretário-geral da entidade. 
    No período da tarde, a programação previa a apresentação dos temas "Desafios Contemporâneos do Judiciário", com o juiz José Renato Nalini, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; "O caráter estratégico do Conselho Nacional de Justiça no âmbito do Judiciário brasileiro e o processo virtual”, com o juiz federal Sérgio Tejada, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça; e  "Uma experiência no quotidiano da Justiça Federal", a cargo do desembargador federal Fábio Prieto.

João Fábio Kairuz / TRF3

Da esq. para a dir., o juiz federal Paulo Arena, o desembargador federal Fábio Prieto, o juiz federal Walter Nunes, a desembargadora federal Marli Ferreira, os desembargadores federais Newton De Lucca e Jediael Galvão, e o juiz federal Nino Toldo

João Fábio Kairuz / TRF3

 O presidente da Ajufe, juiz federal Walter Nunes da Silva Júnior

João Fábio Kairuz / TRF3

A platéia do Encontro dos Novos Juízes, tendo na primeira fila o juiz federal Nino Toldo e os desembargadores Newton De Lucca, Jediael Galvão e Marli Ferreira 

 


Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1092 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010