Notícias: Notícia

BIBLIOTECA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO REABRE COM NOVOS ESPAÇOS PARA OS USUÁRIOS

Após reforma, local  foi reaberto no último dia 28, tendo como novidade renovação do espaço de atendimento ao público com facilidade de entrada para portadores de necessidades especiais

A Biblioteca Ministro Geraldo Barreto Sobral, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, acaba de reabrir suas portas após uma ampla reforma. O projeto contemplou obras que aumentaram sobremaneira o acesso aos usuários, sobretudo os que têm algum tipo de dificuldade de locomoção. Criada para oferecer publicações especializadas nas diversas áreas do Direito, possui hoje um acerco de 30 mil livros e 40 mil periódicos. Seu público é formado principalmente pela comunidade jurídica - desembargadores, juízes federais, procuradores, advogados, pesquisadores, estagiários e servidores da Justiça Federal da 3ª Região -, mas atendendo também ao público externo.

Na entrada da Biblioteca foram instalados armários, onde os usuários podem guardar seus objetos pessoais. Logo após, está a Sala de Atendimento, que agora conta com espaço para receber pessoas que usam cadeiras de rodas, e a Sala de Pesquisa, onde os usuários podem consultar o catálogo de todas as publicações da Biblioteca, a intranet e a internet do TRF3 e ainda todos os sites do governo. Em frente ao atendimento, está a nova Sala de Leitura: um lugar agradável, sossegado, com duas grandes mesas para acomodar quem procura a Biblioteca.

O público externo pode fazer empréstimos para reprografia nas dependências do Tribunal, observando-se as normas relativas aos direitos autorais. Já o público interno pode consultar e pesquisar as publicações, com acesso livre às estantes, e também via WEMUL (um sistema instalado em todos os micros do TRF3).

A Biblioteca não possui somente obras jurídicas. Recentemente, com o Projeto Vamos Ler, a Biblioteca adquiriu doações de 248 livros de literatura e qualidade de vida. Outros 700 livros também serão incorporados ao acervo. O local também dispõe de um acervo especial, formado por livros anteriores a 1960. Por exemplo, pode-se consultar a 1ª Edição de Leis do Brasil e o 1º ato de D. João VI no Brasil, ambos datados de 1808, entre outras raridades.

A reserva de livros pode ser feita pelo e-mail dibi@trf3.gov.br. A Biblioteca funciona das 11h às 19h, de segunda à sexta-feira, na Avenida Paulista, 1.842 - Torre Sul - 7º Andar. Telefone: (11) 3012-1450.

Como consultar a Biblioteca Ministro Geraldo Barreto Sobral pela Internet:

No site do TRF3 - www.trf3.gov.br
- clique em “Setores” e, em seguida, em “Biblioteca”.
Clicando em “livros”, o usuário poderá acessar a capa e um pequeno resumo das últimas aquisições. No link “periódicos”, será possível acessar o sumário da última edição.


Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação


Edgard Catão / TRF3

1- Sala de Pesquisa da Biblioteca Ministro Geraldo Barreto Sobral
2- Perspectiva da nova sala de leitura, que ganhou um espaço mais adequado para os usuários de cadeiras de rodas
3- Panorâmica do acervo da Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região
4- O livro do STF, "As Constituições Brasileiras", que entrou hoje para o acervo
5- Visão das estantes que abrigam as preciosas obras guardadas no local

   
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2720 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010