Notícias: Notícia

MINISTROS BARROS MONTEIRO E GILSON DIPP LANÇAM NO DIA 27 A REVISTA VIA LEGAL

Publicação é produzida pelo Centro de Produção da Justiça Federal, integrado pelas assessorias dos TRFs e coordenado pelo CJF

    O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, e o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Gilson Dipp, lançam nesta quinta-feira, 27 de março, a Revista Via Legal, que reunirá matérias sobre as principais decisões judiciais e ações administrativas da Justiça Federal, proporcionando uma visão de conjunto da sua atuação. O lançamento acontece por ocasião da abertura do III Encontro das Assessorias de Comunicação da Justiça Federal, às 9h, na sala de conferências do STJ, em Brasília (DF).

    A Revista Via Legal é mais um produto do Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), formado pelas assessorias de Comunicação dos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs), suas respectivas seccionais e coordenado pela Assessoria de Comunicação do CJF. 
 
    A edição inaugural dará destaque à discussão sobre a importância política da Justiça Federal no Brasil sob o ponto de vista de magistrados e estudiosos do campo do Direito e da Sociologia. Sobre esse tema, a revista traz também uma entrevista com o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Mário Velloso, um dos primeiros juízes federais nomeados após a recriação da Justiça Federal, em 1967. Pelo TRF3, falou sua presidente, a desembargadora federal Marli Ferreira.

    Outras matérias ressaltam ações empreendidas por instituições da Justiça Federal em todo o país, tais como os juizados itinerantes que percorreram a região amazônica, a experiência de gestão compartilhada no Juizado Especial Federal de São Paulo, a Central de Penas e Medidas Alternativas no Rio de Janeiro, a iniciativa do TRF4 (Região Sul) de proporcionar aos juízes métodos administrativos inspirados na iniciativa privada, e uma decisão polêmica do TRF5 (Região Nordeste), que considerou discriminatória prisão de prostituta em Recife (PE).

    Com um enfoque e linguagem jornalísticos e planejamento visual arrojado, a revista dará aos juízes federais e dirigentes da Justiça Federal a oportunidade de expor e intercambiar as suas idéias e as boas experiências.

    Acordo de cooperação assinado em 30 de abril de 2007 entre o CJF e os TRFs ampliou o raio de atuação do CPJUS, antes restrito à produção de matérias para TV, e a partir de sua vigência passando a abranger qualquer produto de Comunicação Social elaborado conjuntamente pelos participantes, nas mídias rádio, internet e em veículos impressos. O sucesso das ações já empreendidas, sobretudo a veiculação dos programas Via Legal e Rádio Cidadania Judiciária, motivou a equipe do CPJUS a dar continuidade às suas ações, desta vez no campo da comunicação impressa.

Assessorias de Imprensa do CJF e do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 910 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010