Notícias: Notícia

DESEMBARGADORES DO TRF3 PARTICIPAM DAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DA JUSTIÇA FEDERAL DO PIAUÍ
Solenidade na Seção Judiciária do Piauí teve início com a II Jornada de Estudos Jurídicos

Um grande painel sobre temas que fazem parte do cotidiano dos profissionais do Direito abriu a confraternização que marcou a passagem dos 40 anos da Justiça Federal do Piauí. A conferência inaugural da Jornada de Estudos Jurídicos foi proferida pelo desembargador aposentado e primeiro presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Alberto José Tavares Vieira da Silva, nesta sexta-feira (30), na Seção Judiciária do Piauí, em Teresina.

O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Luiz Paulo Cotrim Guimarães proferiu palestra sobre o tema “Posse, Propriedade e Conflitos Constitucionais”. Os principais pontos apresentados na apresentação trataram do direito de posse, dos casos de confisco de propriedade que não tenha uso social e dos problemas decorrentes da violação do direito de propriedade, que é garantido pela Constituição Federal. O desembargador Cotrim Guimarães é um dos grandes especialistas brasileiros no assunto, tendo escrito obras de referência.

Seu companheiro de magistratura, o desembargador federal Jediael Galvão, o acompanhou na viagem na condição de representante da presidente do TRF3, desembargadora Marli Ferreira, que não pôde sair de São Paulo por conta de sua participação no encerramento do 1º Congresso de Direito Ambiental, no mesmo dia. A magistrada foi responsável pelo painel Tutela Jurídica da Energia.

Prêmio

Durante a solenidade, foi lançado o II Concurso de Monografias - Prêmio Salmon Lustosa, com a proposta de estimular o debate e reflexão em torno da história da Justiça Federal no Estado.

A grande atração da noite foi a apresentação do Coral Vaqueiros de União, grupo regional conhecido internacionalmente. Vestidos a caráter, com roupa de couro e chapéu de cangaceiro, eles apresentaram clássicos da música nordestina. A grata surpresa para o público foi a execução do Hino Nacional e do Hino do Piauí em ritmo de baião.


Selma Alcântara
Assessoria de Comunicação
(Com informações de Vera Carpes, da Assessoria de Comunicação do TRF1)
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 761 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010