Notícias: Notícia

FÓRUM DA JUSTIÇA FEDERAL DE ARARAQUARA RECEBE O NOME DE PROFESSORA DOUTORA RUTH CARDOSO

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e família se emocionam em solenidade promovida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região

    A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, realizou na última sexta-feira, dia 29, solenidade de nominação do Fórum Professora Doutora Ruth Cardoso, na 20ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, no município de Araraquara.

    O procurador da República, Marco Ângelo Grimone, ressaltou que Ruth Cardoso engrandeceu a todos os brasileiros e foi símbolo e paradigma de mudança. Contou a biografia de Ruth Cardoso, destacando que a ex-primeira dama “dedicou-se junto com o seu marido à volta do Estado Democrático de Direito” e participou ativamente do combate à pobreza.

    O prefeito do município, Edson Antonio Edinho da Silva, afirmou que era motivo de orgulho receber o presidente Fernando Henrique Cardoso numa importante solenidade dedicada “a filha mais ilustre que a cidade já teve”. Sobre Ruth Cardoso, destacou que ela era fator de construção de identidade das pessoas que nasceram em Araraquara e lembrou sua importante contribuição para a consolidação da democracia no Brasil, para a inclusão social e o seu comprometimento com as mudanças da sociedade. “Queremos eternizar a história, eternizar os compromissos com a construção de uma sociedade justa, igualitária e sem discriminações”, concluiu.

    O deputado federal Arnaldo Faria de Sá destacou a trajetória da antropóloga Ruth Cardoso e sua preocupação com o projeto Comunidade Solidária, nascedouro dos programas sociais.

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a homenagem era do jeito que Ruth Cardoso gostava, “sem ostentação, mas partindo de dentro da alma”. Encerrou seu discurso com palavras de agradecimento: “Esta tarde está gravada na minha memória”.

Celebrando a vida

    A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, iniciou seu discurso afirmando: “O Tribunal Regional Federal e a Subseção Judiciária de Araraquara se unem para celebrar a vida, para celebrar as virtudes de uma cidadã que visionária caminhou sempre adiante de seu tempo, encantando e envolvendo os homens e as mulheres de bem deste país”. A presidente Marli Ferreira destacou a nobreza de caráter, o amor pelo país da professora doutora Ruth Cardoso, e sua atuação como primeira-dama, “sóbria, séria e determinada”, criadora da Comunidade Solidária, que visou o combate à pobreza e a inclusão social, mulher de virtudes inexcedíveis: “prudente, generosa para com o seu povo e que realizou de formas visíveis os ideais jurídicos do povo”.

    “A homenagem que hoje lhe presta a Justiça Federal é efetivamente merecida porque ninguém duvida da firmeza desta mulher em afirmar com ações positivas esses predicamentos pelos quais o Judiciário tem se empenhado ao realizar sua missão de viver o direito”, afirmou a desembargadora federal Marli Ferreira.

    Citando Chamford “é preciso ser justo, antes de ser generoso”, concluiu: “Assim foi com a nossa homenageada, aliou-se nela a generosidade de coração ao espírito de justiça. Sentimos saudades dessa figura ímpar e grandiosa dessa grande brasileira: Ruth Cardoso”.

    O evento aconteceu na Avenida Padre Francisco Sales Colturato, 658, e contou com diversas autoridades civis e militares, entre elas, a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, representando o TRF da 1ª Região, o vice-prefeito de Araraquara, Sérgio Médici, a presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Edna Martins, a presidente da OAB – Subsecção de Araraquara, Sandra Maria Galhardo Esteves, o comandante interino do 13º Batalhão da PMI, major João Batista de Camargo Junior e o subcomandante interino do 13º Batalhão PMI, capitão Robson Douglas de Souza, a diretora do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juíza federal Renata Lotufo, o diretor da Subseção Judiciária de São Carlos, juiz federal Alexandre Saliba, o diretor da Subseção Judiciária de Ribeirão Preto e representante da Ajufe, juiz federal Paulo Ricardo Arena, o deputado estadual Roberto Massafera, a diretora da Subseção Judiciária de Araraquara, Denise Aparecida Avelar, além dos filhos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: Paulo Henrique Cardoso e Beatriz Cardoso, sua nora Laura Evangelina Cardoso e sua neta Júlia.

    A solenidade foi encerrada no hall de entrada do fórum, com o descerramento da placa comemorativa à nominação do Fórum “Professora Doutora Ruth Cardoso”.

    Clique no link (ao lado) para assistir o vídeo da solenidade: Video Veja o vídeo

Fotos: Edgard Catão / TRF3

 



Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 972 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010