Notícias: Notícia

JUSTIÇA FEDERAL PROMOVE PALESTRA SOBRE ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
Especialista dá dicas para magistrados e servidores sobre como fugir das dívidas, poupar e ter mais qualidade de vida
 
A Justiça Federal da 3ª Região apresentou ontem (12/11) uma palestra sobre organização financeira aos magistrados e servidores da Justiça Federal e do TRF3, que aconteceu no Juizado Especial Federal de São Paulo e foi transmitida por videoconferência a todas as Subsecções Judiciárias do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo a diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Renata Andrade Lotufo, o evento foi organizado porque “o departamento de Recursos Humanos da Justiça Federal constatou que um dos problemas que mais atrapalha os servidores no trabalho é justamente o financeiro”.
                O palestrante foi o professor Samuel Marques, da DaVinci Desenvolvimento Humano, que iniciou a palestra apresentando os cinco mandamentos para a riqueza: conheça os seus números, gaste menos do que ganha, elimine suas dívidas, tenha dinheiro e valorize as pessoas.
                Falou também das armadilhas que provocam a sensação de que o dinheiro simplesmente “sumiu”, sobre como se livrar das dívidas e sobre as vantagens de poupar. “Quando você poupa, ganha em tranqüilidade e em qualidade de vida. Você começa a ter projetos e a vida fica mais gostosa assim”, explicou o professor. A grande dica para poupar é “pague a você primeiro. Separe os dinheiros: uma parte para as despesas, outra para a poupança e outra para o futuro”, conta.
                O professor também deu dicas de como usar o cartão de crédito sem que ele cause problemas e sobre as vantagens do empréstimo consignado em relação aos juros do cheque especial. Sobre os juros, o professor é favorável a sempre recebê-los em vez de pagá-los, ou seja, é melhor ser investidor do que devedor. Para se livrar das dívidas, o professor deu duas sugestões: “não faça dívidas novas e antecipe o pagamento das dívidas atuais, com todo o dinheiro que você dispuser. Mais cedo ou mais tarde as dívidas vão acabar”.
Por fim o professor incentivou os participantes a comemorarem cada vitória alcançada e finalizou com um grande conselho: ”ao correr atrás de dinheiro, nunca se esqueçam do mais importante: a saúde, a família, os amigos e os relacionamentos. Tem gente que corre atrás do dinheiro e esquece a saúde, a família e pisa nos colegas. Depois, não tem com quem comemorar”.
 

Fotos: João Fábio Kairuz/ACOM/TRF3  

1- o palestrante Samuel Marques e a diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Renata Andrade Lotufo;

2- Cartaz de divulgação

3- Platéia acompanha a palestra "Organize sua Vida Financeira"

Ana Carolina Minorello
Assessoria de Comunicação
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1118 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010