Notícias: Notícia

PRESIDENTE DO TRF3 PARTICIPA DO LANÇAMENTO NACIONAL DO PROJETO "EXPEDIÇÃO DA CIDADANIA"

Mais de 4 mil pessoas compareceram ao evento, ontem (8/3) em Porto Murtinho, MS

   A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, compareceu no domingo, dia 8/3, ao lançamento nacional do projeto "Expedição da Cidadania", na cidade de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, a 443 quilômetros da capital do estado de MS, na divisa com o Paraguai. Em seu discurso, ao comparar a parábola bíblica dos talentos ao projeto, a presidente Marli Ferreira afirmou que “os juízes devem ser multiplicadores a favor da cidadania e da Justiça Social do país”. 

   A “Expedição da Cidadania” é um projeto realizado em parceria com a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e outros órgãos, para levar o Juizado Especial Federal Itinerante às populações carentes de regiões de difícil acesso e oferecer diversos serviços com o objetivo de garantir às pessoas o direito à cidadania. Certidões de nascimento, carteira de identidade, de trabalho, CPF e título de eleitor, expedidos gratuitamente, são alguns dos serviços que a Expedição da Cidadania procura oferecer. 

   Durante a solenidade, que contou com a presença de mais de 4 mil pessoas, houve a apresentação do Coral das Meninas Cantoras de Porto Murtinho, que homenagearam a presidente do TRF3, desembargadora Marli Ferreira, pelo Dia Internacional das Mulheres. 

   Também se apresentaram a Banda dos Estudantes da Cidade, a Orquestra de Violões, o Ballet Ballemi, companhia de Ballet da cidade de Puerto Ballemi, Paraguai, entre outras apresentações de música regional e folclore local. Todas as mulheres foram presenteadas com artesanatos locais, produzidos pela Secretaria de Assistência Social e pelas mulheres carentes da cidade. 

   A Expedição da Cidadania estará, do dia 9 a 13 de março, no Centro de Múltiplas Atividades da cidade, na Av. Laranjeira, 1000, bairro Jóquei Clube, das 8 às 18 horas, com pausa para almoço das 12 às 14 horas.

A Expedição da Cidadania em Porto Murtinho

   Segundo a juíza federal Raquel Domingues do Amaral Corniglion, no primeiro dia da Expedição da Cidadania, mais de 5 mil pessoas compareceram ao Centro de Múltiplas Atividades para serem atendidas. “A maior demanda era pela regularização de estrangeiros no país”, afirmou a juíza. 

   Um dos atendidos foi o senhor João Batista, 61 anos. Ele nasceu na fazenda Quebracho, em Porto Murtinho. Filho de mãe brasileira e pai paraguaio, Seu João nunca teve registro de nascimento. “Ele fala português, mas como não há provas do local de seu nascimento, nem a Justiça Paraguaia, nem a Brasileira querem registrá-lo”, conta a juíza Raquel Corniglion, “e por não ter registro, ele não tem direito a nada. Trabalha, mas as outras pessoas não o pagam por saberem que ele não tem a quem recorrer. Assim como ele, existem na região diversos apátridas que não existem juridicamente e que esperam que a Justiça chegue a eles”. 

   Para ajudar essas pessoas a receberem o registro de nascimento e naturalização e viabilizar o custeio do valor das taxas para aquelas pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais hipossuficientes, o Tribunal Regional Federal da Terceira Região, por orientação de sua Presidência, lançou a campanha de contribuição para a Expedição da Cidadania.

   Os voluntários poderão doar qualquer valor, que será utilizado para cobrir despesas de taxas, fotografias, para a expedição de documentos.

Banco: 104 - Caixa Econômica Federal
Agência: 2301
Operação: 003
Conta corrente: 030182-1
Nome: AJUFE – Eventos

Fotos: Ajufe/Kameni






1- Presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, no lançamento nacional da "Expedição da Cidadania";

2- Presidente Marli Ferreira e diversas autoridades no Centro de Múltiplas Atividades, onde funcionará a Expedição da Cidadania, esta semana, em Porto Murtinho - MS; 

3- Seu João Batista, 61 anos, procura a "Expedição da Cidadania" na esperança de obter uma certidão de nascimento e passar a ter direitos de cidadão.  


Ana Carolina Minorello
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 930 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010