Notícias: Notícia

TRF3 INAUGURA UNIDADE DESCENTRALIZADA UNIVERSITÁRIA DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE SÃO PAULO

Unidade Descentralizada do JEF/SP funcionará na Av. Brigadeiro Luis Antonio, 22

   A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira, inaugurou hoje, 4 de maio, a “Unidade Descentralizada Universitária – São Francisco” do Juizado Especial Federal de São Paulo no campus da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

   A implantação deste posto avançado faz parte de um acordo assinado em 6 de abril pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, em parceira com o diretor da Faculdade de Direito da USP, João Grandino Rodas, com o objetivo de estabelecer cooperação acadêmica para realização de estágio pelos estudantes da Faculdade de Direito.

   Estiveram presentes à solenidade: o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal; o secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, que representou o governador do Estado de São Paulo; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o diretor da Faculdade de Direito da USP, João Grandino Rodas; os desembargadores federais Marisa Santos, coordenadora dos Juizados Especiais Federais de 3ª Região e Newton De Lucca, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região; as juízas federais Marisa Cucio, presidente do Juizado Especial Federal de São Paulo e Renata Lotufo, diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo e a dra. Ivete Senise Ferreira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo.

   O ministro Ricardo Lewandowski, em seu discurso, ressaltou que “os Juizados Especiais Federais são instituições que deram certo”. O ministro afirmou que a unidade do JEF na USP terá uma dupla função: “Atenderá a população menos favorecida que se concentra no centro de São Paulo e será uma excelente oportunidade para que os estudantes tenham contato com uma Justiça de primeiro mundo, totalmente informatizada”, afirmou.

   O diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, João Grandino Rodas, disse ter a honra de entregar aquele local ao Tribunal e frisou: “Os nossos alunos terão contato com assuntos de competência da Justiça Federal e esta unidade descentralizada tem um grande apelo social, porque as pessoas que aqui passarem estão necessitadas da Justiça. Além disso, os nossos alunos poderão ter contato com uma Justiça do futuro: sem papel, eletrônica, mais moderna e mais célere”.

   A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, afirmou: “A Justiça Federal é moderníssima, avançada, séria, transparente, com juízes envolvidos até a alma e, por isso, às vezes, mal-entendidos”. A presidente do TRF3 destacou que os Juizados não têm formalidades e que os cidadãos não precisam de advogados para ingressar com uma ação no JEF. “É a Justiça mais próxima das pessoas”, ressaltou a presidente.

   Unidade Descentralizada Universitária

   Nos primeiros três meses de funcionamento serão desenvolvidas atividades de orientação às partes e atendimento para a entrada de ações, no período das 9h às 12h.

   O endereço da Unidade Descentralizada Universitária São Francisco do JEF/SP é Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 22, no centro de São Paulo.

Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação

Fotos: João Fábio Kairuz/ACOM/TRF3

1- Autoridades presentes à solenidade de inauguração da Unidade Descentralizada Universitária - São Francisco do Juizado Especial Federal de São Paulo

2- No descerramento da placa comemorativa, da esq. para a dir.: desembargadora federal Marisa Santos, coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região; a presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá e o ministro Ricardo Lewandowsky, do Supremo Tribunal Federal

3- A placa comemorativa da inauguração da Unidade Descentralizada do JEF/SP

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 864 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010