Notícias: Notícia

TRF3 ORGANIZA CURSO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO
Em parceria com a Enfam e Ministério da Justiça, Emag oferece aos novos juízes Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Compositivas

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) realiza, a partir de hoje (9/11), o Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. O curso acontece até o próximo dia 11 de novembro, das 8h30 às 18h30, no auditório da Emag, e tem como público-alvo juízes federais recém-empossados.

Segundo a coordenadora acadêmica da Enfam, Cinthia Leitão Fischer Dias, a mediação é um dos temas do curso de formação para novos juízes. “A intenção é disseminar a cultura da paz social. Nós somos formados com a cultura de guerra, de litigar na Justiça. Então temos que transformar esse paradigma e tentar, antes mesmo do processo, a conciliação, até mesmo para a Justiça ser mais célere e a pessoa ter uma solução rápida para seus conflitos”.

O primeiro painel do dia foi ministrado pelo juiz Roberto Bacellar, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Paraná, que falou sobre Mecanismos de Resolução de Conflito e Possibilidades de Composição: Aspectos Teóricos e Fundamentos Preliminares. O magistrado fez uma avaliação geral sobre a prestação jurisdicional no Brasil, baseando-se em diversas pesquisas, e buscou refletir com os juízes presentes sobre o contexto em que se encontra o exercício da magistratura e sobre as novas exigências da sociedade em relação ao Poder Judiciário. O juiz também falou sobre a importância da educação continuada e da transdisciplinaridade: “O juiz deve saber transitar por vários conhecimentos e disciplinas. Além disso, nós estamos na era da comunicação. A comunicação precisa ser mais direta, sem obstáculos”.

Os próximos temas a serem tratados no curso são: Métodos Autocompositivos e Heterocompositivos de resolução de conflitos; Técnicas de Composição de Conflito Baseada na Negociação; e Procedimentos, Técnicas e Habilidades da Mediação. Os instrutores são: juiz Roberto Bacellar, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Paraná; desembargador federal Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; juiz André Gomma de Azevedo, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; e o juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, da Justiça Federal da 4ª Região.

Participaram da mesa de abertura dos trabalhos o desembargador federal Newton de Lucca, diretor da Emag; o juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli; o juiz Roberto Bacellar, o desembargador federal Néfi Cordeiro; o assessor Rodolfo Rodrigues de Freitas Alves, representando o ministro do Superior Tribunal de Justiça Fernando Gonçalves, diretor-geral da Enfam; e o assessor especial do Ministério da Justiça, Marcelo Vieira de Campos, representando o Secretário da Reforma do Judiciário, Rogério Favreto.

Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3

 
1- Desembargador federal Newton de Lucca, diretor da Emag; juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli; juiz Roberto Bacellar;  assessor do STJ, Rodolfo Rodrigues de Freitas Alves; desembargador federal Néfi Cordeiro; e assessor especial do Ministério da Justiça, Marcelo Vieira de Campos, representando o Secretário da Reforma do Judiciário, Rogério Favreto;

2- Desembargador Federal Newton de Lucca faz a abertura do Curso de Formação de Multiplicadores em Mediação e Técnicas Autocompositivas;

3- Juízes federais participam do curso, promovido pela Emag, em parceria com a Enfam e com o Ministério da Justiça;

4- Juízes se apresentam aos colegas durante o curso;



Ana Carolina Minorello
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 807 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010