Notícias: Notícia

SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO DE SÃO PAULO ACONTECE NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Presidentes dos tribunais paulistas (TRF da 3ª Região, TRT da 2ª Região e TJ/SP falaram com a imprensa

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marli Ferreira; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargador federal Décio Daidone; e o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, coordenador da comissão da Conciliação de 2ª Instância, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Vallim Bellocchi, anunciaram hoje, 26/11, em entrevista coletiva, a Semana Nacional de Conciliação, que este ano acontecerá no Memorial da América Latina, de 7 a 11 de dezembro, em São Paulo.

O evento é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, CNJ, e acontece em todo o país, mas em São Paulo haverá a união dos três maiores tribunais que pretendem realizar 70.000 audiências em todo o estado.

Durante a semana de conciliação, a expectativa é que sejam realizadas só no Memorial da América Latina 12.550 audiências, sendo 5.450 processos do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, 5.000 processos do Tribunal de Justiça de São Paulo e 2.100 processos do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Para a presidente do TRF 3ª Região, em uma conciliação “as partes abrem mão de uma parcela de seus direitos para que todos cheguem àquele ideal de realização de justiça. Não há perdedores e nem vencedores”.

Participaram também da entrevista coletiva: o desembargador federal Antonio Cedenho, coordenador do Gabinete da Conciliação do TRF3 e a desembargadora Lílian Mazzeu, coordenadora da Conciliação no TRT da 2ª Região.

Mutirões ao longo do ano

O TRF da 3ª Região vem ao longo do ano promovendo mutirões de conciliação. Somente no último semestre de 2009, foram três semanas por mês dedicadas aos mutirões, que versaram principalmente sobre processos do Sistema Financeiro da Habitação e do Instituto Nacional de Seguridade Social.

Em 2008, durante a Semana Nacional da Conciliação que reuniu os três tribunais paulistas, realizada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, levaram 79.099 processos em audiência de conciliação, dos quais 23.160 foram finalizados com acordos e arrecadaram R$ 231.838.627,00.

Estrutura para a realização da Semana Nacional

Para este ano, a semana que será realizada no Memorial da América Latina, conta com as seguintes parcerias: Conselho Nacional de Justiça, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sistema Fiesp/Sesi, Telefônica, Sabesp, AES Eletropaulo, SP-Turis, Polícia Militar, Polícia Federal, Guarda Civil Metropolitana, CET, Contru, Bombeiros, Sistema SAMU de Atendimento de Emergência.

Serão montadas três tendas, numa área de 3.500 metros, para atendimento à população, com diferentes cores: azul, para o TRF 3ª Região, verde para o TRT 2ª Região e amarela para o TJ/SP.

O acesso ao Memorial da América Latina é facilitado pela ligação direta com a estação Barra Funda do Metrô, além de ser servida por várias linhas de ônibus urbanos.

Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3    

 Autoridades concedem entrevista coletiva sobre a Semana Nacional da Conciliação: (da esquerda para a direita) desembargador federal Antonio Cedenho (gabinete da conciliação TRF3); desembargador Décio Daidone (presidente TRT2); desembargadora federal Marli Ferreira (presidente TRF3); desembagador Ademir de Carvalho Benedito (TJ/SP); desembargadora Lílian Mazzeu (conciliação TRT2)

Ana Cristina Eiras

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 808 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010