Notícias: Notícia

SERVIDORES DO TRF3 ELABORAM MANUAL DE UTILIZAÇÃO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS E MATERIAIS DE CONSUMO

A publicação, confeccionada com material reutilizado, apresenta medidas simples para a economia de recursos e uso racional do meio ambiente

Para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente (4 a 9 de junho), a Comissão de Gestão Ambiental da Justiça Federal da 3ª Região organizou um Manual de Utilização Racional de Recursos Naturais e Materiais de Consumo. Inspirada no Guia de Racionalização do Ministério Público da Bahia, a obra, indicada para juízes e servidores, apresenta dicas de como usar racionalmente os recursos naturais como água e energia elétrica, além de sugestões para o descarte de materiais de consumo.

O livro de 63 páginas está divido em seis capítulos abordando os seguintes temas: Água, Material de Consumo em Geral, Tecnologia da Informação e Comunicações, Serviço Postal, Energia Elétrica, Papel e Recursos de Impressão e Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.

Não serão distribuídos exemplares impressos. O material ficará disponível para consulta na página do Tribunal na Internet e na Intranet. Os únicos 25 exemplares impressos em papel reciclado serão enviados para o CNJ, CJF e outros órgãos do Poder Judiciário.

A confecção do manual atende a meta 6 do CNJ, que estabelece a redução pelos Tribunais, em pelo menos 2%, o consumo per capita de energia elétrica, telefone, papel, água e combustível, na comparação com o ano anterior. Para a coordenadora da Comissão de Gestão Ambiental, desembargadora federal Marisa Santos, a publicação tem como objetivo conscientizar magistrados, servidores e estagiários. “Precisamos ter uma postura diferente com relação ao meio ambiente. O planeta precisa sobreviver e as gerações futuras precisam ter a chance de viver com dignidade. As atitudes de hoje vão repercutir no futuro dessas gerações”.

O manual sugere providências simples, que poderão ser adotadas no ambiente de trabalho e nas residências, e que não exigem grandes investimentos financeiros. O capítulo sobre Energia Elétrica apresenta as seguintes sugestões: desligue computadores, aparelhos de ar condicionado, monitores de computador, CPU durante intervalo para o almoço, sessões de julgamento e audiências; reduza o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado sempre que estação do ano e a temperatura permitirem ( no inverno, deixar desligado ou desligar 1 hora antes do final do expediente, quando o ar já está refrigerado.

O manual é resultado do trabalho dos grupos formados pela Comissão de Gestão Ambiental com a participação de servidores de vários setores do Tribunal. A desembargadora agradece a dedicação de todos os servidores da Divisão de Serviços Gráficos que trabalharam na confecção do manual.

A Comissão de Gestão Ambiental fará a entrega oficial do manual para o presidente do TRF3, desembargador federal Roberto Haddad, que apoiou o projeto, no próximo dia 10 de junho.



Wellington Campos
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 763 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010