Notícias: Notícia

TRF3 DÁ POSSE A TRINTA E DOIS NOVOS JUÍZES FEDERAIS

Magistrados aprovados no último concurso foram saudados como os “melhores entre os melhores”

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região-TRF3, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, deu posse, na última quarta-feira (22/6), a 32 novos juízes federais, aprovados no XV Concurso Público para provimento de cargos de Juiz Federal Substituto.

A cerimônia de posse, comandada pelo presidente do órgão, desembargador federal Roberto Haddad, contou com a presença do representante da Câmara dos Deputados, Arnaldo Faria de Sá; da secretária de estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloisa de Souza Arruda; da chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, procuradora Luiza Cristina Fonseca Frischeisen; do conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, representando a seccional de São Paulo, Guilherme Otávio Batocchio, dentre outras autoridades.

As desembargadoras federais Diva Malerbi e Daldice dos Santos, respectivamente a mais antiga e a mais nova integrante do tribunal presentes na cerimônia, conduziram ao plenário os juízes federais substitutos empossandos. Na sequência, o doutor Bruno Cezar da Cunha Teixeira procedeu ao juramento em nome dos novos juízes. Após a leitura e assinatura do termo de posse, o dr. Guilherme Roman Borges, representando os empossados, fez seu discurso.

Ele destacou que, diante dos equívocos sociais e econômicos nos quais os brasileiros se encontram enclausurados, as escolhas dos novos juízes ganham uma dimensão mais ampla, uma vez que são as vozes da concretização dos valores comunitários. “O homem sábio cuida de si para depois cuidar dos outros”, observou, salientando que a nova função exigirá autocontrole e domínio de si mesmo para seu exercício: “devemos ser, antes de tudo, o juiz de nós mesmos”.

A chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, procuradora Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, ao fazer sua saudação aos novos juízes, lembrou que “todas as decisões têm efeitos além do processo” e destacou a necessidade de melhores processos de gestão e a existência de servidores estimulados e participativos para uma boa administração da justiça.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá lembrou que os novos juízes têm uma grande responsabilidade social, “por serem os melhores entre os melhores”.

A desembargadora federal Vesna Kolmar leu mensagem do desembargador federal Walter do Amaral, membro da banca examinadora do XV Concurso, que, citando palavras do pensador católico Alceu Amoroso Lima, recomendou aos novos juízes: “não se deixem dominar pelo medo, resistindo nem que seja por simples teimosia”.

O desembargador federal Mairan Maia, presidente da banca examinadora do XV Concurso, lembrando que o Brasil como uma economia em desenvolvimento, com instituições democráticas estabelecidas, mas ainda falhas, instou os empossandos a imaginar qual a sociedade que desejam para seu futuro e de seus descendentes, recomendando aos novos juízes “não serem omissos, não tolerarem omissão, não transigirem com a ética”, observando que “os que vão para a prisão antes estão confinados em seus princípios”. E concluiu: “sejam o juiz que gostariam de ter se fossem uma das partes”.

Por fim, o presidente do tribunal saudou os novos juízes lembrando-os de seus esforços, “abrindo mão de oportunidades de estar ao lado de suas famílias, amigos, momentos de descanso, para encararem a grande missão de estudar, serem aprovados no concurso e prestar a justiça à população que se socorre do Judiciário” e desejou a todos êxito na nova carreira que se inicia.

Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3

 1-Abertura da sessão solene de posse dos novos juízes federais substitutos;

2- Dr. Guilherme Roman Borges se prepara para fazer seu discurso; ao fundo, a mesa do evento;

3-Presidente do TRF3, desembargador federal Roberto Haddad, assina termo de posse dos novos juízes;

4- Novos juízes escutam discursos de saudação;

5-Novos juízes com os desembargadores federais Vesna Kolmar e Mairan Maia


Andréa Moraes
Assessoria de Comunicação
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2566 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010