Notícias: Notícia

TRF3 FECHA ACORDO PARA AUMENTAR SUA PAUTA DE CONCILIAÇÃO
Cerca de 3800 processos referentes a contratos habitacionais da EMGEA serão incluídos nos próximos mutirões

Representantes da Caixa Econômica Federal e do mutirão “Judiciário em Dia” se reuniram ontem (12/7) no Tribunal Regional Federal da 3ª Região com o objetivo de avaliar os resultados apresentados até o momento, bem como incrementar a pauta dos mutirões do Gabinete da Conciliação do TRF3.

A expectativa é realizar cerca de 3800 audiências no âmbito do Tribunal Regional Federal da 3ª. Região, envolvendo processos relativos a contratos da EMGEA (Empresa Gestora de Ativos), vinculados ao Sistema Financeiro da Habitação e assinados até 1994.

Os processos tramitam em grau de recurso no TRF3 e os mutirões ocorrem nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul em pelo menos uma semana por mês até o final do ano. “Para processos relativos aos mutuários da grande São Paulo e Santos teremos ainda uma semana a mais de mutirão de conciliação nos meses de agosto e setembro”, afirma o gerente de Sustentação ao Negócio da Caixa Econômica Federal, Angelo José Pegolo, responsável pelos contratos desta região.

As audiências serão previamente agendadas e as notificações serão encaminhadas diretamente ao endereço do imóvel objeto do financiamento. “Muitas vezes os imóveis estão ocupados por terceiros, que podem comparecer às audiências e, dependendo da situação, obter a chance de regularizar a situação de ‘contrato de gaveta’”, explica o juiz federal Avio Novaes, que auxilia os trabalhos junto à Corregedoria Geral da Justiça Federal e ao Conselho Nacional de Justiça.

Nas mesas de negociação, os mutuários têm a oportunidade de renegociar suas dívidas da casa própria com representantes da EMGEA, na presença de um juiz conciliador. Se as partes conseguirem formalizar um acordo, coloca-se fim ao processo judicial.
Os representantes da Caixa afirmam ainda que muitos mutuários que não fecham acordo nas audiências retornam algum tempo depois, após refletir melhor sobre a proposta ou após o levantamento dos recursos financeiros. “Somente este ano, no período de janeiro a maio, aproximadamente 150 acordos foram fechados e levados aos autos para homologação”, explica Neiva Aparecida Pazini Mácino, coordenadora de Sustentação aos Negócios da Caixa Econômica Federal.

Quem tem processos relativos ao Sistema Financeiro de Habitação e quiser participar das próximas audiências pode entrar em contato com o Gabinete da Conciliação pelo e-mail concilia@trf3.jus.br  

Os mutirões de conciliação e julgamento são possíveis devido a uma parceria entre o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF).

Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3

 

Assessoria de Comunicação
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1527 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010