Notícias: Notícia

TRF3 RECEBE ESTUDANTES DE DIREITO DE PRESIDENTE PRUDENTE

A visita dos estudantes faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça” do TRF3

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu hoje, 26/10, a visita de 44 estudantes do 2º ano de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo – UniToledo, de Presidente Prudente, interior de São Paulo. A visita monitorada faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, elaborado pela Ouvidoria, e visa apresentar para estudantes universitários a estrutura e competência da Justiça Federal da 3ª Região, além de mostrar o funcionamento de alguns setores da instituição.

Os alunos chegaram acompanhados por dois professores da Faculdade de Presidente Prudente, os coordenadores Edson Freitas de Oliveira e Odila Aparecida Alonso. Segundo a coordenadora das atividades complementares Odila Alonso, esse tipo de visita é um reforço para a própria profissão: “Essas visitas vão reforçar ainda mais a disponibilidade do aluno, depois de formado, do que buscar”.

Para o professor Edson Oliveira, que é mestre em Direito, a intenção da visita “é trazer os alunos para terem uma ideia concreta da atuação do Tribunal e conhecer as suas instalações”. Ele acredita que depois deste tipo de experiência, fica mais fácil o aprendizado e a compreensão do tema. “Nós não temos essa oportunidade lá no interior, nós estamos a 560 quilômetros da capital. Então, é bastante importante para o aluno ter essa vivência, observando concretamente a atuação do Tribunal”, argumenta.

Os alunos puderam acompanhar palestras que abordaram a competência e a estrutura da Justiça Federal e o papel da Corregedoria Regional, ministradas por servidores do Tribunal: Marco Aurélio Serau Júnior, do Gabinete da Corregedoria Regional, e Eduardo dos Santos Moreira, do Gabinete da desembargadora federal Cecília Mello. Também conheceram o Plenário do TRF3, onde se reúnem os desembargadores federais para atos solenes e sessões de julgamento, além de visitarem a estrutura de um gabinete.

A estudante Carolina Grosso de Souza, acha muito importante que essas visitas aconteçam para o aluno já se incorporar no mercado e na profissão. “Acredito que todos os órgãos públicos, principalmente esses de grande importância, deveriam ter esse projeto para ter maior acesso da população, para levar o conhecimento de qual é a função desse órgão e qual é o benefício que ele traz para a sociedade”.

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” está inserido no Programa “Conhecendo a Justiça”, instalado pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Roberto Haddad, em cumprimento à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

Fotos: João Fábio Kairuz / ACOM / TRF3

 1 - Estudantes puderam assistir a palestras e um vídeo institucional

2 - Grupo de 44 universitários do 2º ano de Direito recebem informações sobre o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região

3 - Coordenadora Odila Alonso, da UniToledo

4 - Professor Edson Oliveira, da Faculdade de Direito, que acompanhou o grupo de estudantes

5 - Marco Aurélio Serau Junior, servidor do TRF3

6 - Estudante de Direito, Carolina Grosso de Souza, participou da visita ao TRF3

7 a 10 - Alunos visitaram setores do TRF3


Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1159 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010