Notícias: Notícia

TRF3 REALIZA CORREIÇÃO GERAL EM PIRACICABA

Correição acontece entre os dias 7 e 11 de maio

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, através da Corregedoria Regional, está realizando Correição Geral Ordinária na Subseção Judiciária de Piracicaba, entre 7 e 11 de maio.

Provida de 4 Varas Federais, com competência cumulativa, a Subseção Judiciária de Piracicaba é uma das mais movimentadas da 3ª Região, contando, atualmente, com 3 juízes federais e 4 juízes federais substitutos.

Na sessão de abertura dos trabalhos, o corregedor regional, desembargador federal Fábio Prieto de Souza, ressaltou que, “dentro e fora do Brasil, os juízes federais brasileiros sempre gozaram de grande prestígio, por conta da qualidade de suas decisões judiciais. Agora, quando a exigência da quantidade alcançou novo patamar, os magistrados federais demonstraram possuir igual competência gerencial”.

“Nos sistemas de administração de justiça, há regimes de gestão do serviço judiciário entregues a administradores, sem a participação dos juízes. No Brasil, o sistema é compartilhado. O juiz lidera uma equipe de auxiliares. E o nosso sistema é positivo, porque há uma “escola invisível” de administração dentro da estrutura do Judiciário. Começamos como substitutos do titular e aprendemos com a experiência dos colegas mais treinados. Passamos a auxiliá-los. A colaborar com sugestões. Depois, nos tornamos titulares. Em paralelo, a participação, o auxílio e, até, a direção do Foro”, ressaltou.

“Quando chegamos aos tribunais, nova aprendizagem. Presidência de turmas, participação em órgãos de gestão colegiados e, finalmente, a direção dos próprios tribunais, depois de 20 ou 30 anos de treinamento administrativo. Isto é feito com o concurso e a participação de uma equipe experiente e qualificada de servidores. O processo de liderança dos magistrados é construído nesta “escola invisível” de administração. Estamos sempre aprendendo, para gerir uma massa de processos sem paralelo, no sistema global de justiça”, acrescentou.

Para o corregedor regional, Piracicaba tem a responsabilidade e a alegria de manter viva a boa imagem da Subseção. “Aqui, o tribunal escolheu um dos mais entusiasmados e produtivos juízes federais, o hoje desembargador federal Johomson di Salvo, para a promoção por merecimento. Isto não ocorreu por acaso”.

Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1089 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010