Notícias: Notícia

LIVRO "DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEO" HOMENAGEIA VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA MICHEL TEMER

Presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, é um dos organizadores da obra

No próximo dia 28 de junho, às 18h30, será realizado na Fiesp (Av. Paulista, 1.313) o lançamento do livro “Direito Constitucional Contemporâneo – Homenagem ao professor Michel Temer”.

O livro, organizado pelos professores Mariana Barboza Baeta Neves, Samantha Meyer-Pflug e Newton de Lucca (livre-docente pela USP), é composto de artigos de renomados juristas nacionais e internacionais.

O presidente do TRF3 e professor Newton De Lucca explica que a ideia original foi concebida pelas professoras Samantha Meyer-Plug e Mariana Baeta Neves. “Elas me procuraram, sabedoras da minha amizade com o vice-presidente da República, e me perguntaram se eu estava disposto a colaborar na coordenação de tal obra. Eu, evidentemente, respondi que sim. Era um convite irrecusável, tendo em conta a amizade de cerca de quarenta anos que eu tenho com o professor Michel Temer. Então, fizemos um trabalho considerável, um esforço muito grande, porque foram cerca de noventa pessoas convidadas para escrever a obra que ficou com cerca de 960 páginas”, afirmou.

O desembargador federal ressalta que fica feliz em homenagear as pessoas ainda em vida. “Não adianta se prestar homenagem depois que as pessoas morrem. Quem faz um trabalho, merece ter a alegria de ser reconhecido em vida. Eu aderi a essa homenagem e estou muito contente de poder dar essa alegria para o meu amigo Michel Temer”, ressaltou.

Sobre a principal contribuição do livro, o desembargador federal Newton De Lucca garante: “Há muitas contribuições, porque os maiores constitucionalistas do mundo - eu posso dizer pelo menos três, que é o professor Canotilho, de Portugal; professor Jorge Miranda, também de Portugal; e o professor Friederich Müller, da Alemanha - além dos maiores constitucionalistas brasileiros escreveram e são artigos preciosos. A contribuição para a doutrina constitucionalista é muito grande”.

Quanto ao seu trabalho no livro, o magistrado conta: “O meu artigo não é de doutrina, porque eu não sou constitucionalista. Achei que ficava mais próprio eu escrever um artigo sobre o sentimento que efetivamente me une ao vice-presidente da República, que é o sentimento da amizade. O meu artigo é sobre a amizade”.

A obra, publicada pela editora Quartier Latin, será lançada na quinta-feira, dia 28/06, às 19h30, na sede da Fiesp, na Avenida Paulista, 1.313, 16º andar, em São Paulo.

Ester Laruccia
Assessoria de Comunicação
Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1194 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010