Notícias: Notícia

CENTRAL DE CONCILIAÇÃO DE SÃO PAULO DIVULGA BALANÇO DE AUDIÊNCIAS

Percentual de acordos obtidos em dois meses foi de 66,35%

Entre os dias 18/6 e 16/8 últimos, a Central de Conciliação da Justiça Federal de São Paulo pautou 3124 audiências em processos que já estão em andamento.

As matérias envolvidas são dívidas de conselhos fiscalizadores do exercício profissional, dentre eles o de Química, de Enfermagem, de Contabilidade e de Corretores de Imóveis.

Houve também audiências relacionadas ao Construcard, modalidade de empréstimo para construção ou reforma da casa própria, concedido pela Caixa Econômica Federal-CEF.

A conciliação é um método alternativo para solução de conflitos em que as partes dialogam sobre propostas para melhor solução do caso, amparadas por um juiz, na tentativa de chegar a um acordo, posteriormente confirmado pela justiça, através de homologação.

Nas audiências realizadas, foram fechados 911 acordos. Em 339, as partes não conseguiram chegar a um consenso. Em 123 casos, as partes tiveram a data da audiência remarcada, isto é, ganharam mais tempo para pensar e decidir com segurança em um outro momento.

O percentual de acordos obtidos foi de 66,35%, ou seja, em mais da metade dos casos os processos foram encerrados com uma solução construída pelas próprias partes interessadas, o que evita a entrada de recursos que poderiam aumentar o tempo de espera por uma decisão da justiça.

Andréa Moraes
Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1014 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010