Notícias: Notícia

TRF3 RECEBE ESTUDANTES DE DIREITO DE DRACENA

A visita contou com a presença de 48 alunos e 2 professores da Faculdade Reges

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu ontem, 22/8, a visita de 48 estudantes do curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena, interior de São Paulo. A visita monitorada faz parte do Projeto “TRF3 de Portas Abertas”, elaborado pela Ouvidoria, e visa apresentar para estudantes universitários a estrutura e competência da Justiça Federal da 3ª Região, além de mostrar o funcionamento de alguns setores da instituição.

Os alunos chegaram acompanhados por dois professores da Faculdade Reges, a coordenadora do curso de Direito, Heloísa Helena de Almeida Portugal, e o professor de Direito Comercial e Empresarial, João Carlos Sanches. Segundo a coordenadora Heloísa Portugal, é importante para os estudantes de Direito ter o conhecimento dos Tribunais e das instâncias onde eles atuarão após formados. “Temos um programa na faculdade de anualmente trazer os alunos às capitais, São Paulo e Brasília, para que eles tenham contato com as instâncias superiores, porque isso é indispensável na formação deles”, informou.

A turma de alunos foi composta por estudantes do primeiro ao quinto ano, que se interessaram em participar do programa de atividade acadêmica. Para o professor João Carlos Sanches, a visita é importante para que os alunos conheçam a organização da Justiça Federal. “Nós exigimos um relatório da visita, que é importante para as disciplinas de organização judiciária, até porque eles veem na prática aquilo que veem na teoria”, alegou o professor.

Durante a visita, os alunos puderam acompanhar palestras que abordaram a competência e a estrutura da Justiça Federal, ministradas por servidores do Tribunal: Marco Aurélio Serau Júnior, do Gabinete da Vice-Presidência, e Eduardo dos Santos Moreira, do Gabinete da desembargadora federal Cecília Mello. Também conheceram o Plenário do TRF3, onde se reúnem os desembargadores federais para atos solenes e sessões de julgamento.

Os estudantes foram recebidos pelo juiz federal Fernando Moreira Gonçalves, convocado no gabinete do desembargador federal Nelson Bernardes, pelo chefe de gabinete Linneu Jardim Bonas Junior e pela assessora Valdete Muniz Lucas. Os alunos ouviram uma explanação sobre o trâmite dos processos dentro de um gabinete.

A aluna do 4º ano, Fernanda de Carvalho Lucas vai levar o que aprendeu para os colegas: “Como eu tenho a oportunidade de estar aqui, vou sugar tudo o que puder para o meu conhecimento e passar para os meus colegas, porque tenho certeza que se fossem eles fariam a mesma coisa para o nosso crescimento profissional.”

Para o aluno do 2º ano, Daniel Marques, a visita serviu para adquirir maior conhecimento na carreira jurídica. “Vamos sair daqui já pensando em um novo futuro para as nossas vidas”, comentou. E a estudante Dietiana Cruz de Jesus já decidiu: “Eu pretendo ser juíza, pretendo fazer concurso.”

As faculdades e universidades que tiverem interesse em visitar o TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br. Para o servidor da Ouvidoria, Paulo Eduardo Gonçalves Jimenez, é uma satisfação organizar as visitas: “Dentro das possibilidades, nós fazemos todo o possível para receber bem os alunos”. A previsão é que uma próxima visita aconteça no dia 2 de outubro.

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” está inserido no Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de fornecer esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

 Fotos: Edmilson Gomes/ ACOM/ TRF3

 1 - Estudantes da Faculdade Reges, de Dracena, são recebidos no Hall Nobre do TRF3

2 e 3 - Alunos conheceram o Plenário do Tribunal, onde se reúnem os desembargadores federais para sessões do pleno

4 - Professor João Carlos Sanches e professora Heloísa Portugal, que acompanharam os estudantes durante a visita

5 - Representando a Ouvidoria, o servidor Paulo Jimenez, à direita, organizou a visita dos estudantes de Dracena

 

 

Ana Cristina Eiras
Assessoria de Comunicação 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2054 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010