Notícias: Notícia

TRF3 RECEBE VISITA DE ESTUDANTES DE DIREITO

Turma de alunos da Faculdade Estácio Radial, de São Paulo, foi composta por estudantes do primeiro ao quinto ano

 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, na última terça-feira (2/10), estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio Radial, de São Paulo. A visita monitorada faz parte do Projeto “TRF3 de Portas Abertas”, elaborado pela Ouvidoria, e visa apresentar para estudantes universitários a estrutura e competência da Justiça Federal da 3ª Região, além de mostrar o funcionamento de alguns setores da instituição.

 

A turma de alunos foi composta por estudantes do primeiro ao quinto ano, que se interessaram em participar do programa de atividade acadêmica. Os alunos chegaram acompanhados pela professora Taís Fernandes Duarte, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, anexo ao Centro Universitário Estácio Radial. Segundo ela, “é  função do Núcleo de Prática Jurídica aproximar os estudantes da vida real, da prática, tanto da advocacia, quanto da prática de outros cargos, como os da magistratura, do ministério público. Então, semestralmente nós promovemos em torno de dez visitas a órgãos públicos e privados para que esses alunos consigam se aproximar do que acontece na realidade.”

 

Durante a visita, os alunos assistiram uma palestra que abordou a competência e a estrutura da Justiça Federal, ministrada pelo diretor de secretaria Luiz Carlos de Oliveira, conheceram o Plenário do TRF3 e tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento da 10ª Turma. Também, visitaram as dependências do Gabinete do desembargador federal Baptista Pereira, onde ouviram uma explanação da chefe de gabinete Mirella de Almeida Teles sobre o trâmite dos processos no setor.

 

Aprendizado na prática

 

Para os alunos da Faculdade Estácio Radial, as visitas servem para mostrar na prática o que eles aprendem na teoria. “Nós, como alunos, ficamos meio restritos na parte acadêmica, mais isolados na questão aula teórica, e a prática é fundamental”, afirmou o aluno Rui Manoel Fernandes Tem Tem Vieira. “Fazer uma visita como essa faz com que realmente fiquemos motivados e certos de que é possível exercermos um direito correto e justo”, concluiu o aluno Giuliano Bertella.

 

A visita, para o acadêmico Bruno Perez de Almeida Lopes serviu como experiência: “Achei muito produtivo, porque uma coisa é você aprender em sala de aula o artigo, a competência, e aqui você efetivamente ver como funciona essa mecânica da Justiça Federal.”

 

As faculdades e universidades que tiverem interesse em visitar o TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br. Para o servidor da Ouvidoria, Paulo Eduardo Gonçalves Jimenez, “esse programa consiste na recpeção de alunos de faculdades interessadas em visitar o Tribunal, seja por contato deles mesmos ou dos professores.”

 

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” está inserido no Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de fornecer esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

 

Fotos: Edmilson Gomes

 1 - Servidor Luiz Carlos de Oliveira profere palestra ao lado da coordenadora Taís Fernandes Duarte

2- Estudantes conhecem a galeria de ex-presidentes do TRF3

3 - Estudantes da Faculdade Estácio Radial

4 - Visita ao Plenário do TRF3

5 - Alunos puderam assistir uma sessão de julgamento

6 - Desembargador federal Baptista Pereira recebe os acadêmicos em seu gabinete

 

Ana Cristina Eiras

Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1364 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010