Notícias: Notícia

PRESIDENTE DO TRF3 PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

O evento inaugural contou com palestra do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo sobre estado democrático de direito e educação online

No dia 19 de outubro a Escola Paulista de Direito (EPD), em São Paulo, inaugurou um novo programa de educação a distância (EAD). Neste semestre funcionarão 4 cursos jurídicos de pós-graduação online e, para o primeiro semestre de 2013, a projeção é de um total de 25 cursos.

Participaram da solenidade o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Newton De Lucca, o corpo de coordenadores/professores da EPD e o ministro da Justiça Jose Eduardo Cardozo que inaugurou o novo segmento proferindo uma palestra sobre a relação do estado democrático de direito com o crescimento da educação a distância.

O ministro iniciou sua palestra com um diagnóstico dos desafios enfrentados pelo Brasil, em especial, na democratização do conhecimento, frente a um país de dimensões continentais com realidades muito distintas. Para José Eduardo Cardoso, o EAD promove o aprimoramento do estado democrático de direito, visto que com esta nova tecnologia é possível vencer barreiras territoriais, dando a oportunidade do ensino de forma igualitária. Finalizou seu discurso fazendo um paralelo entre o professor e o artista: “O ditado: o artista vai onde o povo está, também pode ser aplicado ao professor, pois com a educação a distância, podemos dizer também que o professor vai onde o aluno está”.

O presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, também acadêmico e coordenador de cursos na Escola Paulista de Direito, se mostrou entusiasmado com as possibilidades que a tecnologia, em especial, as aplicadas ao EAD, podem ser benéficas para a educação. Citou como exemplo a cidade de São Paulo, onde há um grave problema de deslocamento em razão do trânsito, por isso, o EAD está ganhando cada vez mais espaço no município e completou: “a Escola Paulista de Direito dá um passo histórico no sentido de aprimorar a transmissão do conhecimento humano”.

Fotos: João Fábio Kairuz/ ACOM/ TRF3

1 - Presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca;

2 - A frente de honra do evento contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.



Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1162 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010