Notícias: Notícia

TRF3 PROMOVE OFICINA SOBRE USO ESTRATÉGICO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL ENTRE OS SEUS SERVIDORES

Curso busca estimular servidores a melhorar a comunicação e a imagem institucional

 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região-TRF3, presidido pelo desembargador federal Newton De Lucca, por meio de sua Assessoria de Comunicação, promoveu, na manhã de ontem, 11/12, uma oficina sobre o uso estratégico das ferramentas de Comunicação Social dentro da Justiça Federal para os servidores interessados. O curso foi ministrado por Hélio Martins, atual Assessor de Comunicação Social do tribunal.

 

A intenção é incrementar o profissionalismo dos funcionários e contribuir para a solidificação da imagem da instituição. Foram abordados tópicos como planejamento da comunicação; ferramentas; comunicação escrita e falada; atendimento; fluxograma para divulgação de informações e outros.

 

Foram propostos exercícios para os participantes, a fim de avaliar como melhor se comportar diante de situações concretas de comunicação dentro da Administração Pública, sempre visando  manter a credibilidade e  obter o resultado desejado. Como identificar o público alvo das mensagens, passando pela necessidade de solicitação de campanhas e análise da estrutura da redação de cada documento foram outros assuntos abordados.

 

A primeira turma contou com nove participantes que poderão funcionar como multiplicadores das técnicas ensinadas em seus locais de trabalho.

 

Para Washington Fernandes, diretor da Subsecretaria de Assistência Médico-Social do TRF3, “esse curso é sobre a divulgação correta da informação, a democratização do conhecimento”, declara o servidor. “O curso atendeu às minhas expectativas principalmente no que diz respeito a quando e como direcionar uma informação. Recomendo o curso a todos do tribunal, porque hoje a gente trabalha quase que exclusivamente com meios eletrônicos e ainda não sabe direito como lidar com eles”.

 

Nair Conceição Soares Lazzari trabalha na Divisão de Arquitetura e Engenharia e acha que “o problema de comunicação é a mãe de todos os males”. Ela considera muito importante “saber se comunicar para fazer com que no ambiente de trabalho as coisas ocorram da melhor maneira possível, sem crises.” Ela acredita que um curso de quatro horas foi suficiente para os objetivos propostos, mas percebe que há muito mais coisas para serem desenvolvidas, o que “valeria outros workshops”, opina a servidora. “Seria muito bom que os gestores pudessem fazer esse curso também”, conclui.

 

“A ideia de aproveitar ferramentas que já estão disponíveis no tribunal para facilitar e estimular uma comunicação eficiente, com resultados,  é uma questão com a qual a gente tem se deparado na Divisão de Biblioteca”, afirma Luciana Napoleone, diretora do setor. “Achei a abordagem do curso muito interessante, simples e direta. Percebi várias coisas que podem ser implementadas para divulgar nossos produtos e serviços junto aos usuários. Recomendo fortemente a repetição desse workshop. Com certeza haverá servidores da biblioteca no próximo”, avalia.

 

Miriam Teixeira Araújo, servidora da Diretoria Geral, acredita que a sua área de atuação requer muito atendimento ao público e elaboração de muitos comunicados e achou que o curso a ajudaria em muitos quesitos que ela ainda não domina totalmente. “Isso se mostrou verdadeiro porque tive várias dicas, coisas simples que podem ser já colocadas em prática e administradas. Vou passá-las para os meus colegas e acho que aos poucos vai se criar uma cultura e uma padronização de serviços para melhora de atendimento a servidores e magistrados”. Na sua opinião, o curso transmitiu o que é necessário para uma boa comunicação institucional, apesar de durar apenas 4 horas. Ela crê que todos os gestores e diretores deveriam fazer e multiplicar as informações em seu local de trabalho, para criar uma cultura de comunicação institucional “em que todo mundo fale a mesma língua”.

 

A Assessoria de Comunicação Social presta consultoria para as áreas do tribunal que querem melhorar a comunicação e a imagem institucional.

 

Assessoria de Comunicação

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1402 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010