Notícias: Notícia

TRF3 ALCANÇA PRIMEIRO LUGAR EM DIAGNÓSTICO DE GOVERNANÇA DA JUSTIÇA FEDERAL

Levantamento foi realizado pelo CJF entre os 33 órgãos do Poder Judiciário Federal; 3ª Região também atingiu metas de produtividade em 2015

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) ficou em primeiro lugar no diagnóstico de governança da Justiça Federal, levantamento realizado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), de 30 de novembro a 10 de dezembro de 2015, entre os 33 órgãos que compõem a Justiça Federal: as 27 seccionais, os cinco Tribunais Regionais Federais e o CJF.

O resultado foi apresentado na útlima terça-feira (16), durante a 3ª reunião do Comitê Gestor da Estratégia da Justiça Federal (Cogest), realizada na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, com a presença dos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juízes, diretores-gerais e integrantes das áreas técnicas dos cinco TRFs, além de representantes de associações de classe.

O CJF desenvolveu e aplicou o questionário para mapear as práticas de gestão dos órgãos da Justiça Federal, com a finalidade de produzir diagnóstico, identificar pontos fortes e traçar recomendações para melhorar a governança.

O instrumento de avaliação foi idealizado com base nos requisitos da gestão estratégica da metodologia do BSC (Balanced Scorecard), no modelo de governança do Tribunal de Contas da União e nas modernas práticas de gestão e abarca cinco dimensões: estrutura e funcionamento da rede de governança; gestão de pessoas e da informação; execução da estratégia – melhoria, inovação e controle; monitoramento e avaliação dos resultados; e comunicação, relacionamento institucional e transparência.

Com base no instrumento construído em cada dimensão, foi realizado um levantamento com as unidades judiciárias com o intuito de se diagnosticar o estágio de maturidade em cada dimensão.

A pontuação obtida por cada órgão na pesquisa retrata o nível de maturidade em governança. De zero a 30, o nível é considerado inicial; maior do que 30 e menor que 50, básico. Acima de 50 até 70, intermediário. Maior do que 70 até 100, aprimorado. O órgão que apresentou a melhor colocação em 2015 foi o TRF3. A nota alcançada foi 64,4, a maior entre os 33 órgãos que participaram da pesquisa.

Diretor da Assessoria de Gestão Estratégica, o servidor Vitor Neves Ribeiro, afirma que inúmeras ações da atual gestão do TRF3 colaboraram para o resultado. Dentre elas, destaca o projeto de implantação da metodologia de gestão por processo de trabalho, a resolução que aprovou o plano de capacitação e o alinhamento de TI ao planejamento estratégico, com destaque para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2228 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010