Notícias: Notícia

PROJETO TRF3 DE PORTAS ABERTAS RECEBE ALUNOS DA UNIVAP

Visita técnica tem a finalidade de apresentar a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região

No dia 16 de agosto, trinta e nove alunos do curso de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) participaram do programa “TRF3 de Portas Abertas”. A visita técnica é organizada pela Ouvidoria do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que é coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira.

O objetivo do programa é apresentar aos alunos a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região e a organização e funcionamento de alguns setores do Tribunal. Na abertura, eles assistiram a um vídeo institucional e tiveram palestras que abordaram temas como Conciliação e Juizados Especiais Federais.

Já é o terceiro ano que alunos da UNIVAP visitam o TRF3. Segundo o professor Luiz Fernando Faria de Souza, “é uma oportunidade dos alunos terem a noção de como é o Tribunal, vivenciarem e observarem as questões atinentes à União Federal”.

Os universitários também participaram de uma sessão de julgamento da 1ª Turma. Para as estudantes Rebeca de Carvalho Barbosa e Bruna Guedes de Lima, foi o momento mais esperado da visita. “É uma oportunidade de materializar tudo o que a gente aprende na teoria”, diz Rebeca. “Literalmente é ver como funciona”, finaliza Bruna.

Após a sessão, os estudantes conheceram a rotina da Secretaria da 3ª Turma, do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni e do Plenário. Para o universitário Paulo Roberto Pereira, o que conheceram no TRF3 agrega à experiência pedagógica do estudante: “A experiência contribui para o crescimento do aluno e gera um ganho para a sua vida profissional”, completa.

O juiz federal Paulo Cesar Conrado, da 12ª Vara de Execuções Fiscais, finalizou o dia com uma palestra que abordou a carreira de magistrado e as suas experiências. Sobre a visita técnica, ele ressaltou que “é um momento muito interessante do Tribunal se fazer visível, deixando essa aura de abstração que qualquer Corte tem para um acadêmico de Direito e para um usuário de maneira geral. É importante que o aluno conheça a fonte in loco, presencialmente”, conclui.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou quaisquer espaços públicos, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

As instituições que tiverem interesse em conhecer o TRF3 podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br.

 Fotos: João Fábio Kairuz - ACOM/TR3
1, 2, 3 e 4 - Palestras de abertura;
5 - professor Luiz Fernando Faria de Souza;
6 - estudante Rebeca de Carvalho Barbosa;
7 - estudante Paulo Roberto Pereira;
8 - estudante Bruna Guedes de Lima;
9 - juiz federal Paulo Cesar Conrado;
10,11,12 - alunos conhecem o Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni e o Plenário;
13 - juiz federal Paulo Cesar Conrado;
14 - universitários da UNIVAP que participaram da visita técnica.

Assessoria de Comunicação do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 981 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010