Notícias: Notícia

AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMPLIAM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO TRF3

Plano de Logística Sustentável, campanha “Adote uma Xícara”, Boletim Socioambiental e Virada Sustentável são destaques

Em busca de eficiência administrativa e otimização de recursos, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por meio da Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica (ADEG), intensificou esforços estratégicos e adotou importantes políticas de sustentabilidade. As ações estão em sintonia com a Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação de unidades ou núcleos socioambientais nos tribunais do país, para gerir de forma eficiente – e com o menor impacto possível ao meio ambiente –, materiais e recursos.

Plano de Logística Sustentável – No último dia 26/8, o presidente da Comissão de Gestão Ambiental do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, entregou à presidente da Corte, desembargadora federal Cecília Marcondes, o Plano de Logística Sustentável para a Justiça Federal da 3ª Região. O Plano atende à resolução nº 201, do Conselho Nacional de Justiça, e tem o objetivo de promover um modelo de gestão que gere economia de recursos materiais, além de sustentabilidade econômica e social.

Após aprovação da presidente, será editada resolução que torna obrigatória a observância das diretrizes do Plano, sistematizando, no âmbito da Justiça Federal da 3ª Região, práticas de sustentabilidade como a redução do consumo de papel, impressão, materiais de escritório, energia elétrica e água.

Adote uma Xícara - Para minimizar o impacto do descarte de copos descartáveis, a ADEG TRF3 promove a campanha institucional Adote uma Xícara. O objetivo é incentivar os serventuários a substituir os copos descartáveis por xícaras, mostrando diversas vantagens na prática.

Segundo estudo da Universidade Federal da Bahia, os copos plásticos, em contato com calor, liberam estireno, substância que pode causar câncer. Os copos, que se decompõem em período superior a 50 anos, são os resíduos sólidos menos reciclados do planeta, em razão do baixo custo de mercado. Além disso, mais água é utilizada na produção de copos descartáveis que na lavagem das xícaras, apontou pesquisa da Universidade Federal de São Carlos.

Boletim Socioambiental – Em 2016, a ADEG também passou a editar o Boletim Socioambiental, publicação mensal que reúne notícias, calendário, dicas e boas práticas relacionadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Virada Sustentável – No mês de agosto, o TRF3, em parceira com a Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3) e com o Instituto Mais, participou pelo segundo ano da Virada Sustentável, movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e que representa o maior festival do tema do Brasil. Durante os dias 25 e 26 de agosto, o TRF3 recebeu uma série de atividades culturais e de educação socioambiental.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 697 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010