Notícias: Notícia

ESTUDANTES DE DIREITO DE SÃO PAULO E SÃO CAETANO DO SUL VISITAM O TRF3

Acadêmicos conheceram áreas técnicas do tribunal e o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região

Levar ao cidadão informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário. Com essa finalidade, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu no final de setembro e início de outubro estudantes do ensino superior na sua sede na cidade de São Paulo.

No dia 11 de outubro, a corte recebeu 17 alunos do curso de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo/SP (FMU/SP). Já no dia 27 de setembro, foi a vez de 15 graduandos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) conhecerem o TRF3.

As visitas monitoradas fazem parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas” que é organizado pela Ouvidoria do TRF3, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a organização e o funcionamento de áreas técnicas do Tribunal, assim como a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Seguindo o roteiro do projeto, os alunos assistiram a palestras sobre os temas “Justiça Federal no Brasil”, “Juizados Especiais Federais” e “Conciliação na 3ª Região”. Na sequência, participaram de uma sessão de julgamento de uma das turmas do Tribunal.

Os alunos também conheceram a rotina da secretaria da 2ª Turma, do gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni e do Plenário. As visitas foram encerradas com palestras de magistrados federais que falaram sobre atividade do juiz no âmbito da Justiça Federal.

Dia 11 de outubro

A estudante Viviane Novaga, da FMU/SP, apreciou a palestra sobre conciliação e ficou empolgada em participar do curso de formação de conciliadores promovido pelo TRF3. “É um tema que me interessa bastante, porque é uma forma de solução de conflito em que se vê mais rapidamente o resultado”, disse a aluna.

Pela primeira vez no TRF3, Valmir Domingues Garcia, graduando em Direito da FMU/SP, afirmou que o projeto é importante para conhecer os órgãos da justiça.

De acordo com o juiz federal Paulo Cesar Conrado, que apresentou um relato sobre as atividades da magistratura, as visitas ajudam na definição da vocação do universitário.

“Eu não tive a oportunidade de vivenciar uma situação assim quando era estudante e penso que se passasse por essa experiência, talvez tivesse me estimulado ainda mais, abreviado o caminho”, complementou o magistrado.

Para o estudante João Batista de Barros, da FMU/SP, os temas abordados foram excelentes, esclarecedores e ajudaram a abrir novos horizontes.

Dia 27 de setembro

Pela terceira vez, a USCS participou do “TRF3 de Portas Abertas”. Robinson Nicácio de Miranda, professor da turma dos estudantes, afirmou que a visita conseguiu ser construtiva, aliando a teoria à prática.

Segundo o aluno Gregory Strozzi, do 5º ano, a visita ajudou muito no estudo. “Conhecendo o funcionamento real, conseguimos aplicar o conteúdo que aprendemos em aula”, ressaltou.

Já o juiz federal Ricardo de Castro Nascimento, que tratou sobre a carreira da magistratura, destacou ser fundamental mostrar aos alunos que por trás de uma instituição há pessoas. “Com isso, ao mesmo tempo fazemos uma reflexão da nossa função e da nossa vida profissional”, disse.

“Conhecendo a Justiça”

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça.

Desde o início do programa, o TRF3 já recebeu 882 alunos de todo o estado de São Paulo. As instituições que tiverem interesse em conhecer o Tribunal podem entrar em contato pelo e-mail: ouvidoria@trf3.jus.br.

Fotos: ACOM/ TRF3
1 e 2 - Estudantes assistem a palestras e conhecem áreas técnicas do TRF3

3, 4 e 5 - Graduandos da FMU/SP: Valmir Domingues Garcia, Viviane Novaga e João Batista de Barros

6 - Alunos da FMU/SP com o juiz federal Paulo Cesar Conrado (centro)

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 885 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010