Notícias: Notícia

ALUNOS DE DIREITO PARTICIPAM DO PROJETO TRF3 DE PORTAS ABERTAS

Na primeira visita técnica de 2017, estudantes de três instituições conheceram a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 21 de março, trinta e um estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos/SP, um da Universidade São Judas Tadeu e um do Damásio Educacional, ambos de São Paulo/SP, na primeira edição de 2017 do “TRF3 de Portas Abertas”.

O projeto consiste numa visita monitorada com o objetivo de apresentar aos alunos a organização e o funcionamento de áreas técnicas do Tribunal, assim como a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A visitação tem a organização da Ouvidoria do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira.

Na abertura, os estudantes assistiram a um vídeo institucional. Em seguida, participaram de palestras que abordaram o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região. O juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, da 1ª Vara Federal de Coxim, fez uma explanação sobre a Conciliação e Mediação de Conflitos.

Para o magistrado, foi uma grande alegria receber os estudantes no TRF3. “O projeto de levar o órgão para dentro da faculdade deveria ser grade curricular obrigatória. Ter essa experiência é absolutamente essencial. Eu mesmo fui um estudante de Direito que conheceu a Justiça Federal só na prática”, ressaltou.

De acordo com o professor da Unimonte, Marcello Custódio Costa, a universidade promove semestralmente visitas programadas aos órgãos do Judiciário. “O Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade é bem estruturado e um dos pilares do curso de Direito. Há uma preocupação da instituição com a prática para a formação acadêmica do aluno,” disse o docente.

Na sequência da visita, os universitários participaram de uma sessão de julgamento da 1ª Turma, conheceram a rotina da Subsecretaria da 2ª Turma, do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni e o funcionamento do Plenário do TRF3.

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi elogiado pelo estudante Sávio Dimas Xavier. Ele sempre teve a curiosidade de conhecer o Tribunal e gostou da experiência. “A visita foi de grande valia. Ver a sustentação oral do advogado na sessão de julgamento foi muito bom. Fiquei empolgado em realizar uma sustentação futuramente”, falou Sávio.

Para a aluna Gabrielle Andriguetto, estar pela primeira vez no TRF3 reforçou a sua paixão pela magistratura. “Aqui a gente tem o contato direto com o juiz, desembargador, é um local de grande inspiração para manter a carreira, continuar, seguir e se formar”, salientou a estudante.

O desembargador federal Fausto De Sanctis encerrou o dia com uma palestra sobre a carreira de magistrado e relatou suas próprias experiências. “É sempre interessante mostrar aos estudantes um lado que eles não têm acesso. Aqui eles conseguem ver o bastidor, fazer perguntas para compreender melhor como funciona”, finalizou.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou instituições públicas, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em agendar uma visita podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

Foto: ACOM/TRF3
O desembargador Fausto De Sanctis e estudantes no projeto "TRF3 de Portas Abertas"

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1114 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010