Notícias: Notícia

PROGRAMA “TRF3 DE PORTAS ABERTAS” RECEBE 24 UNIVERSITÁRIOS DE DIREITO

A visitação técnica apresentou aos acadêmicos a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região

Uma visita com finalidade de apresentar a estudantes a organização e o funcionamento de áreas técnicas do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), assim como a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Trata-se do Projeto “TRF3 de Portas Abertas” que é organizado pela Ouvidoria do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira.

No dia 18 de abril, vinte e três alunos de Direito da Universidade Nove de Julho de São Paulo (Uninove) e um do Centro Universitário Estácio participaram do projeto. Esta foi a segunda edição deste ano.

Na abertura, os universitários assistiram a um vídeo institucional e, em seguida, a palestras que abordaram o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.

O professor Anderson Nogueira Oliveira, da Uninove, disse que é a terceira vez que a universidade participa do “TRF3 de Portas Abertas”. Nesta ocasião, vieram estudantes do 4º e 5º anos.

“Eles já possuem certo conhecimento da parte teórica, e a visita é uma opção para conhecerem o mundo prático da atividade jurídica”, destacou.

Os universitários também conheceram a rotina da Subsecretaria da 2ª Turma, do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni e o funcionamento do Plenário do TRF3.

A aluna Amanda Akeropita da Costa, que cursa o 4º ano, ficou feliz em conhecer o TRF3 e a rotina do Gabinete.

“É importante ver o outro lado do balcão, como é cada ato processual, como é o trabalho do Judiciário”, disse.

Naider Dias Gregório, que cursa o 4º ano, tem por objetivo trabalhar no TRF3 e, por isso, quis conhecer a estrutura da instituição.

“Nunca tive contato com a segunda instância e a oportunidade agregou bastante”, completou.

O desembargador federal Newton De Lucca finalizou o dia com uma palestra que destacou a relevância de aproximar o saber adquirido por meio de livros com a realidade.

“É sempre muito agradável ter contato com aqueles que se interessam pelo estudo do Direito e ter a possibilidade de despertar o interesse pelas carreiras jurídicas mostrando, que, como toda profissão, existe o seu lado espinhoso, mas também e o seu lado encantador, que deve prevalecer”, concluiu o magistrado.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas” foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do Programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público, em escolas ou instituições públicas, informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em agendar uma visita podem entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

ACOM/TRF3
 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1267 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010