Notícias: Notícia

TRF3 RECEBE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS DA ETEC MARTIN LUTHER KING

Visita à sede do Tribunal, no dia 13/06, deu oportunidade a alunos de conhecerem a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região

Um grupo de 39 alunos do Curso Técnico em Serviços Jurídicos da ETEC Martin Luther King, de São Paulo, participou, no dia 13/06, do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem por objetivo apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e da Justiça Federal de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS).

Na abertura da visita, foi apresentado um vídeo institucional e, em seguida, os alunos assistiram a palestras que abordaram o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.

Os estudantes também participaram de uma conversa sobre conciliação com o juiz federal Eurico Zecchin Maiolino. Ele explicou que uma das melhores formas consensuais de resolução de litígios é por meio dessa prática.

“A visita ao TRF3 proporciona aos alunos a possibilidade de conhecer na prática como funciona a conciliação, que é uma visão renovada do processo de solução de conflitos”, destacou.

Segundo a professora Elizabete Bucci, faz parte da política pedagógica do Centro Paula Souza, mantenedora das escolas técnicas estaduais, levar os estudantes a visitas monitoradas com intuito de mostrar como funciona na prática as atividades das diversas profissões.

“O aprendizado prático ajuda muito no desenvolvimento teórico dos alunos. Verificar como é o dia a dia da profissão dá uma visão melhor e auxilia na escolha profissional futura”, complementou.

Vivência prática

Na sequência da visita, os estudantes participaram de uma sessão de julgamento da 1ª Turma, presidida pelo desembargador federal Hélio Nogueira, que trata de matérias relativas a desapropriações, direito privado, servidores federais civis e militares, entre outras. Depois, conheceram a rotina da Subsecretaria da 3ª Turma e do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni.

Os gêmeos Matheus e Thiago Clemente Cobucci, alunos da ETEC, disseram que pretendem seguir com a graduação em Direito e elogiaram a recepção que tiveram no Tribunal. “Como queremos chegar à carreira jurídica, é bom conhecermos os locais em que futuramente iremos trabalhar e os profissionais que podem ser nossos colegas”, afirmou Matheus.

A juíza federal Raecler Baldresca, titular da 3ª Vara Federal Criminal de São Paulo, encerrou o dia com um bate-papo sobre o trabalho do magistrado. Ela ressaltou que o projeto esclarece aos alunos como funciona o Tribunal, onde está localizado e as dificuldades e alegrias vivenciadas na Justiça Federal.

“É uma oportunidade incrível para conhecerem e planejarem a futura carreira, assim como de que maneira devem se comportar, como falar, como funciona uma audiência e o papel de cada profissional (magistrado, promotor e advogado) durante uma sessão de julgamento”, finalizou.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. Foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário. Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

ACOM/TRF3
1 – Estudantes da ETEC participam de bate-papo no Plenário do TRF3
2 – Alunos participam de palestra sobre a estrutura da Justiça Federal
3 – Sessão de julgamento da 1ª Turma: exemplo de atividade prática
4 – Os gêmeos Matheus e Thiago Cobucci: visita auxilia na escolha da carreira jurídica
5 – Desembargadora Marisa Santos e o juiz Eurico Maiolino com os estudantes
6 – Juíza Raecler Baldresca conversou com os alunos sobre o trabalho do magistrado

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 968 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010