Notícias: Notícia

ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FMU VISITAM O TRF3

Eles participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas

No dia 27 de junho, 12 alunos do curso de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU) participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem por objetivo apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e da Justiça Federal de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS).

Na abertura da visita técnica monitorada, foi apresentado um vídeo institucional e, em seguida, os alunos assistiram a palestras que abordaram o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.

De acordo com o professor da FMU Antony Cobiak, visitar os órgãos do Poder Judiciário é extremamente importante e complementa a formação acadêmica dos estudantes. “É uma oportunidade de conhecerem a Justiça internamente, compreenderem como funciona, vivenciarem o outro lado,” salientou.

Em seguida, os universitários participaram de uma sessão de julgamento da 1ª Turma. Para a aluna Manoela Alves Martins, essa era a parte mais aguardada da visita. “Foi interessante ver como funciona o TRF3, saber do histórico e principalmente como os processos são julgados”, complementou.

Os alunos também presenciaram a rotina da Subsecretaria da 2ª Turma e do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni. O estudante José Leal Lopes, mesmo antes de ingressar no curso de Direito, tinha a curiosidade de saber como é o funcionamento dos tribunais.

“Eu sempre quis conhecer os meandros da Justiça, tanto da estadual, quanto da federal. Agora, foi o momento oportuno e eu estou muito feliz por isso”, destacou.

O juiz federal José Henrique Prescendo, da 22ª Vara Cível de São Paulo, finalizou o dia de visita conversando com os universitários sobre a carreira de magistrado e relatando alguns fatos.

“Eu já tenho uma boa vivência e falar com essa juventude que vai nos suceder me dá uma satisfação muito grande. Então, no que for possível ajudar, passo um pouco da experiência para eles, inclusive, contando casos curiosos. Isso anima um pouco e dá uma visão mais exata da realidade”, finalizou.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. Foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário. Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

ACOM/TRF3
 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 746 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010