Notícias: Notícia

TRF3 RECEBE ESTUDANTES DE DIREITO DA UNISAL DE AMERICANA/SP

Universitários participaram do “TRF3 de Portas Abertas”

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” recebeu, no dia 22 de agosto, 38 alunos do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade Americana, para uma visita técnica monitorada com o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.

Na abertura, foi apresentado um vídeo institucional e, em seguida, os universitários assistiram a palestras que abordaram o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.

O juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo, finalizou a primeira parte da visitação conversando com os alunos sobre Conciliação, que é uma forma consensual de solucionar conflitos.

“Falar com os estudantes sobre a possiblidade da Conciliação é muito importante. É um campo que se abre para o profissional do Direito e é uma forma mais adequada para resolver determinados conflitos sem precisar esperar uma sentença judicial”, ressaltou o magistrado, que também é juiz auxiliar da Central de Conciliação de São Paulo - Capital.

Para a universitária Fernanda Campanhol Vicentin, visitar um órgão do Poder Judiciário é um bom estímulo, principalmente para quem está iniciando o curso. Ela apreciou a apresentação do tema Conciliação. “É muito atual”, destacou.

Em seguida, os estudantes participaram de uma sessão de julgamento da Primeira Turma. A aluna Barbara Mariana de Lima vivenciou o fato pela primeira vez. “Em aula nós temos noção sobre a Justiça Federal, mas o contato pessoal é bem diferente, acrescentou muito”, explicou.

Os alunos também presenciaram a rotina da Subsecretaria da 8ª Turma e do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni.

O professor da Unisal Daniel Figueira de Barros explicou que realizar visitas aos órgãos do Poder Judiciário faz parte da grade curricular do curso. É a terceira vez que estudantes da Unisal de Americana vêm ao “TRF3 de Portas Abertas”.

“Além deles observarem como é a prática, também é um motivo de inspiração para ver o caminho que vão seguir na carreira jurídica”, destacou o professor.

O juiz federal Alessandro Diaferia, da 1ª Vara Criminal de São Paulo, finalizou o dia de visita conversando com os universitários sobre a carreira e relatou as suas vivências como magistrado. Para ele, o “TRF3 de Portas Abertas” é uma inciativa de democratização, para que as pessoas conheçam as atividades do Tribunal.

O magistrado relembrou que na época em que cursava Direito não teve a oportunidade de participar de projetos assim. “Espero que essa visita acrescente algo importante para eles. É muito bom poder falar da Justiça, tenho muito orgulho de ser juiz e poder contribuir com o que está ao meu alcance”, concluiu.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. Foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

ACOM/TRF3

1 - Alunos assistem a palestras institucionais
2 - Juiz federal Alessandro Diaferia
3 - Juiz federal Eurico Zecchin Maiolino
4 - Estudante Barbara Mariana de Lima
5 - professor da Unisal Daniel Figueira de Barros
6 - Estudante Fernanda Campanhol Vicentin
7 - Alunos da Unisal com o juiz federal Alessandro Diaferia (centro)

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1380 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010