Notícias: Notícia

ESTUDANTES DE DIREITO DA FADISP VISITAM TRF3

Alunos participaram do “TRF3 de Portas Abertas”

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 19 de setembro, 25 alunos do curso de Direito do Centro Ensino Nossa Senhora de Fátima - FADISP de São Paulo para uma visita técnica monitorada com o objetivo de conhecer a organização e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.

A visita faz parte do projeto “TRF3 de Portas Abertas” que explica aos estudantes como é o funcionamento do Tribunal e da Justiça Federal de São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS).

Na abertura do projeto, foi apresentado um vídeo institucional e ministradas palestras aos visitantes que abordaram o histórico da Justiça Federal e a estrutura dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região. O juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo, finalizou a primeira parte da visitação conversando sobre Conciliação, que é uma forma consensual de solucionar conflitos.

Segundo a professora da FADISP, Andreia Tassiane Antonacci, levar os estudantes a visitas monitoradas tem intuito de aliar o conhecimento técnico da sala de aula à prática da atividade profissional. “Na graduação, nós falamos sobre o Poder Judiciário, mas os alunos não têm a noção de como ele funciona realmente”, afirmou.

Na segunda parte do “Portas Abertas”, os visitantes participaram de uma sessão de julgamento da Primeira Turma. A estudante Mariana Crescêncio vivenciou o fato pela primeira vez. “É muito importante visitar o Tribunal, porque é um incentivo para conhecer a carreira na prática e ter acesso às profissionais que ali atuam. Foi uma experiência única”, explicou.

Os alunos também presenciaram a rotina da Subsecretaria da 11ª Turma e do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni. Para o aluno Sérgio Luís dos Santos, visitar um órgão do Poder Judiciário é um bom estímulo para quem está fazendo o curso de Direito. “O Tribunal nos recebeu de portas abertas e descobrimos que aqui não é nenhum bicho de sete cabeças. A Justiça Federal é democrática e as pessoas são bem atendidas”, destacou.

O encerramento da visita coube ao desembargador federal Gilberto Jordan, presidente da Nona Turma do TRF3. Ele conversou com os visitantes sobre a carreira, imparcialidade judicial, diferenças entre concursos federal e estadual, suas vivências e necessidade de seriedade na formação profissional já na faculdade.

Para ele, o “TRF3 de Portas Abertas” é uma forma de transparência da administração do TRF3 e também uma maneira de aproximar a instituição da sociedade.“Na época em que cursava Direito não havia projetos como esse. É uma forma de divulgar e aclarar a população sobre as peculiaridades do Poder Judiciário”, salientou.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. Foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário. Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

ACOM/TRF3
1 – Estudantes da FADISP participam do “TRF3 de Portas Abertas”
2 – Alunos assistem à sessão de julgamento da Primeira Turma
3 – Desembargador federal Gilberto Jordan, presidente da Nona Turma do TRF3
4 – Estudante Mariana Crescêncio feliz por conhecer o projeto
5 – Juiz federal Eurico Zecchin Maiolino falou sobre a Conciliação
6 – Alunos da FADISP com o desembargador Gilberto Jordan (centro) 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 855 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010