Notícias: Notícia

TRF3 RECEBE JUIZ QUE ATUOU NA OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS NA ITÁLIA

Magistrado falou sobre as consequências do trabalho 25 anos depois

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu hoje (25/10), em seu auditório, o magistrado Piercamillo Davigo para um debate sobre corrupção. Ele proferiu a palestra “Operação Mãos Limpas, 25 anos depois: reflexões sobre o combate à corrupção” para um grupo de magistrados, servidores, estudantes e operadores do direito.

Presidente da Segunda Seção Criminal da Suprema Corte de Cassação da Itália, Davigo atuou na Operação Mãos Limpas, que investigou mais de 4 mil pessoas envolvidas em um sistema de corrupção entre políticos, empresários e agentes públicos.

Para o juiz, a corrupção não pode ser considerada de forma individual, pois há sempre um acordo entre pessoas em um ambiente favorável. Além disso, trata-se de um crime em série: quem pratica, pratica outras vezes, segundo o magistrado.

Durante o evento, ele contou como começaram as investigações na Itália e como surgiu o efeito dominó de delações, que ajudaram a esclarecer o funcionamento da corrupção na política.

Sobre as consequências da operação, explicou que os grupos que assumiram o poder nos anos seguintes procuraram parar as investigações, criando, inclusive, leis para imunizar políticos e reduzir prazos de prescrição.

Nesse embate entre políticos e magistrados, Davigo afirmou que o Judiciário só conseguiu se manter na Itália devido ao apoio de organizações internacionais e da opinião pública.

Participaram da mesa do evento a presidente do TRF3, desembargadora federal Cecília Marcondes; o desembargador federal Carlos Muta, diretor da Escola de Magistrados da 3ª Região; o desembargador federal Nino Toldo; o juiz federal Marcelo Mendes, representando a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a doutora Maria Cristina Rondelli Pinotti, diretora do Centro de Debate de Políticas Públicas.

 

Fotos: Acom TRF3

1- Da esq. p/ Dir: advogado José Horácio Ribeiro; desembargador federal José Lunardelli; presidente do TRF3, desembargadora federal Cecília Marcondes; juiz Piercamillo Davigo; doutora Maria Cristina Rondelli Pinotti; desembargador federal Nino Toldo;  juiz  federal Marcelo Mendes; e juiz federal Fabiano Carraro.

2- Presidente do TRF3, desembargadora federal Cecília Marcondes, recebe, em seu gabinete, magistrado italiano que atuou na Operação Mãos Limpas;

3- Auditório do TRF3 durante a palestra;

4- Evento contou com a presença dos juízes federais substitutos recém empossados.



Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1988 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010