Notícias: Notícia

ESTUDANTES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CONHECEM O TRF3

Alunos da Univap participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas”

No dia 14 de novembro, 37 estudantes do curso de Direito da Universidade Vale do Paraíba (Univap), de São José dos Campos, participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, uma visita técnica monitorada que tem o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.

Na abertura, eles assistiram a um vídeo institucional e, em seguida, a palestras sobre o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.

O tema Conciliação, que é uma forma consensual de solucionar conflitos, foi explanado pelo juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo.

“Falar sobre Conciliação é importante não só pela estrutura de resolução autocompositiva dos conflitos, mas também pela existência de um novo nicho que surge hoje para os profissionais de Direito, para trabalharem como mediadores e conciliadores”, explicou o magistrado, que também é juiz auxiliar da Central de Conciliação de São Paulo.

Para a universitária Suellen Fernanda Portela, que está no 5º ano, as palestras ajudaram a relembrar muitos conceitos vistos no decorrer do curso e a visitação “foi uma forma de conhecer o funcionamento de tudo”.

A aluna Jessica Camila Rodrigues afirmou que o “TRF3 de Portas Abertas” dá oportunidade aos alunos se familiarizarem com o ambiente que futuramente irão trabalhar. “Além disso, a visita complementa informações que recebemos na faculdade”, disse.

Em seguida, os estudantes participaram de uma sessão de julgamento da Primeira Turma. Os universitários também presenciaram a rotina da Subsecretaria da 2ª Turma e do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni.

O professor da Univap Luiz Fernando Faria de Souza explicou que a universidade participa do Projeto TRF3 de Portas Abertas há três anos. “Já faz parte do roteiro oficial da Faculdade de Direito. Além deles observarem como é a prática, também é um motivo de inspiração para ver o caminho que vão seguir na carreira jurídica”, ressaltou.

No Plenário, os servidores Jacques Cabral da Nóbrega e José de Vasconcelos Filho relataram aos estudantes casos relevantes julgados pelo Tribunal.

A juíza federal Márcia Hoffmann, da 2ª Vara Previdenciária de São Paulo, encerrou a visitação falando sobre a carreira e vivências como magistrada. “Conversar com os estudantes é sempre maravilhoso. Espero que o relato da minha experiência contribua um pouco com esses jovens, que têm na juventude uma força de mudança para construir um mundo novo”, finalizou.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. Foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

ACOM/TRF3
Projeto "TRF3 de Portas Abertas" recebeu estudantes da Univap de São José dos Campos/SP

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 883 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: imprensa@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010