Notícias: Notícia

ALUNOS DO PROJETO DA AJUFESP “JUÍZES NAS ESCOLAS” CONHECEM O TRF3

Programa tem a finalidade de apresentar noções de cidadania e informações sobre a Constituição Federal e o Poder Judiciário

Um grupo de 15 alunos da Escola Estadual “Professor Gabriel Ortiz”, localizada no bairro de Vila Esperança, zona leste de São Paulo, participou no dia 29 de novembro de uma visita ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

A atividade fez parte da segunda fase do projeto Juízes nas Escolas, que foi lançado em 2015 pela Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul) e tem o objetivo de levar noções de cidadania e informações sobre a Constituição Federal e o Poder Judiciário a alunos do ensino médio de escolas públicas.

Os estudantes vieram acompanhados da juíza federal Isadora Segalla Afanasieff. “Este projeto busca abrir as portas do Judiciário para esses alunos que estão iniciando a carreira, porque eles são o futuro e nós depositamos a esperança nessa nova geração”, salientou a juíza.

No início da visita, os estudantes assistiram a um vídeo institucional e em seguida a uma palestra ministrada pelo servidor José de Vasconcelos Filho, que falou sobre o histórico e o funcionamento da Justiça Federal.

Em seguida, eles conheceram o gabinete do desembargador federal Paulo Sérgio Domingues, que relatou a experiência na carreira. Ele também frisou a evolução que ocorre atualmente no Judiciário com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e as facilidades que o sistema traz para as partes.

Os alunos também estiveram no gabinete do desembargador federal Nino Toldo e conversaram sobre temas atuais que envolvem a Justiça e sobre as matérias julgadas pelo TRF3. O magistrado citou ainda casos emblemáticos julgados no seu trabalho na magistratura.

Por fim, os estudantes viram como é a rotina da Subsecretaria da 8ª Turma e encerraram a visita conhecendo uma sala de julgamento.

O professor David Campos afirmou que o projeto “Juízes na Escola” contribui para diminuir a distância entre a Justiça e o cidadão comum. “A principal preocupação é aproximá-los do Judiciário, ressaltar importância da Constituição, conhecer sobre os processos civis, penais. Os alunos ficaram satisfeitos e felizes com o aprendizado que tiveram e isso repercute positivamente, inclusive em sala de aula”, concluiu.

Como participar

Os associados da Ajufesp e juízes federais podem participar do “Projeto Juízes nas Escolas”, para isso é só entrar em contato com a Diretoria de Ações Sociais e Cidadania da entidade.

As escolas interessadas no projeto podem enviar um e-mail para administrativo@ajufesp.org.br.

ACOM/TRF3
Alunos do Ensino Médio conhecem o TRF3 por meio de projeto da Ajufesp 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações da Ajufesp

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 889 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010