Notícias: Notícia

ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL VISITAM O TRF3

Objetivo do projeto “TRF3 de Portas Abertas” é apresentar aos alunos as funções e atividades da Justiça Federal da 3ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, ontem (9/4), 22 estudantes de direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP, que participaram do “TRF3 de Portas Abertas”. O projeto consiste em uma visita técnica monitorada na sede do TRF3, que tem o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.

O professor Robinson Nicácio de Miranda explicou que a visita “é uma oportunidade para os alunos, que são do 2º ao 8º semestre, terem uma noção do funcionamento do Tribunal e poderem aliar o conhecimento teórico com a prática”.

Na abertura, os estudantes assistiram a uma palestra com o servidor Denis Renato dos Santos Cruz sobre o histórico da Justiça Federal e a um vídeo explicativo sobre o funcionamento dos Juizados Especiais Federais na 3ª Região.

O juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, da 1ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de Guarulhos, conversou com os universitários sobre conciliação e como essa forma consensual de solução conflitos pode ser aplicada no dia a dia da Justiça Federal.

Em seguida, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 7ª Turma e visitaram a secretaria. No Plenário, o servidor Jacques Cabral da Nóbrega ilustrou casos relevantes que já foram julgados pelo Tribunal.

O desembargador federal Fausto De Sanctis, ouvidor do TRF3, encerrou o dia de visita contando sobre o trabalho do magistrado. Para ele, é relevante que a sociedade conheça a realidade do Tribunal: “Eu acho essa aproximação importante até para os alunos se posicionarem no futuro sobre seu melhor encaminhamento profissional, sobre o que eles querem de fato, tudo faz parte de um ensino global”.

O desembargador contou ainda que, em sua época de estudos, esse tipo de programa não existia: “a gente só imaginava e ficava por conta dos livros, que nada trazem de concreto sobre a realidade do tribunal. Então essa visita é muito positiva”.

É a primeira vez que o estudante Thiago Machado Louro visita um tribunal e disse se sentir “grato" com a oportunidade. Para ele, a melhor parte foi a palestra sobre a conciliação: “enxergar as pessoas com respeito e valores humanos é o que eu busco no Direito”.

Já o aluno do Robson Passos entende que o programa promove a integração do Judiciário com os estudantes: “A visita vai quebrando aquela imagem de que o Judiciário é um lugar inacessível, pelo contrário, aqui é um lugar muito acessível, onde as informações são bem claras. Os estudante que estão aqui hoje podem vir a assumir essas cadeiras amanhã”.

Para Larissa Oliveira Santos, “o programa é bem legal para o desenvolvimento, para que a gente possa ver tudo o que a gente aprende na faculdade na prática. É um universo novo, que faz a gente querer se envolver cada vez mais com essa área”.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal e foi implantado em novembro de 2011 como parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados no projeto podem agendar uma visita ao TRF3 pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

Fotos: Acom/TRF3
1- Estudantes de direito da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/SP, que participam do “TRF3 de Portas Abertas”;
2- Sessão de julgamento da 7ª Turma;
3- Juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida;
4- Desembargador federal Fausto De Sanctis;
5- Secretaria da 7ª Turma;
7- Universitária Larissa Oliveira Santos;
8- Professor Robinson Nicácio de Miranda;
9- Gabinete do desembargador federal Fausto De Sanctis;
10- Estudante Robson Passos;
11- Estudante Thiago Machado Louro;
12- Gabinete do desembargador federal Fausto De Sanctis;
13- Visita ao Plenário do TRF3.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 444 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: imprensa@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010