Notícias: Notícia

ESTUDANTES DE CARAPICUÍBA/SP PARTICIPAM DO PROJETO “TRF3 DE PORTAS ABERTAS”

A visita técnica tem o objetivo de apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região

Dezenove estudantes do curso de Direito da Universidade Estácio, de Carapicuíba/SP, participaram na última segunda-feira (23/4) do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, uma visita técnica monitorada que tem o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.

Pela primeira vez, alunos da universidade de Carapicuíba estiveram no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). De acordo com o professor Vinicius Barboza, a faculdade pretende fazer disso uma rotina e agendar semestralmente novas visitas dos universitários.

“No dia a dia, tudo é muito abstrato. Ver como funciona é muito importante para eles, ilustra um tanto”, afirmou o docente.

Na abertura, os estudantes assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra sobre o histórico da Justiça Federal ministrada pelo servidor Denis Renato dos Santos Cruz.

O juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo e juiz auxiliar da Central de Conciliação/SP, conversou com os estudantes sobre o tema Conciliação. Ele ressaltou a importância do novo conceito de resolução autocompositiva e das vantagens das partes participarem da solução do próprio conflito.

Em seguida, eles assistiram a uma sessão de julgamento da Oitava Turma. O aluno Josué Rodrigues de Brito ressaltou que esta era a parte mais esperada da visita “para ver a atuação, como se comporta cada integrante em uma sessão de julgamento ”.

Os alunos também presenciaram a rotina da Subsecretaria da Sétima Turma e do Gabinete do desembargador federal Fausto De Sanctis, ouvidor geral do TRF3.

“Gostei muito da visita, você tem uma noção de como é a prática”, acrescentou o estudante Marciano Santana Alves.

Os universitários conheceram o Plenário e os servidores Jacques Cabral da Nóbrega e José de Vasconcelos Filho citaram casos relevantes julgados pelo TRF3.

O desembargador federal Nelson Porfírio encerrou a visitação falando sobre a carreira de magistrado na Justiça Federal. “É interessante essa iniciativa de receber os alunos e apresentar um panorama da Justiça Federal. Muitos não têm ideia clara do que é a magistratura e a gente procura dar essa visão”, finalizou.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal. Implantado em novembro de 2011 , faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

 ACOM/TRF3
1, 2, 3, 9,10 e 11 - Estudantes da Universidade Estácio conhecem o TRF3
4 - Desembargador federal Nelson Porfírio
5 - Juiz federal Eurico Zecchin Maiolino
6 - Aluno Josué Rodrigues de Brito
7 - Professor Vinicius Barbosa
8 - Aluno Marciano Santana Alves

 Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 959 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010