Notícias: Notícia

ALUNOS DA ESCOLA TÉCNICA JORGE STREET PARTICIPAM DO PROJETO “TRF3 DE PORTAS ABERTAS - PARA UMA VISÃO CIDADÔ

Estudantes do curso de Prática Jurídica estiveram da sede do TRF3 para uma visita técnica

No último dia 13 de agosto, 22 alunos do curso de Prática Jurídica da Escola Técnica Estadual (Etec) "Jorge Street", de São Caetano do Sul/SP, participaram do “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Também esteve presente um conciliador da Justiça Federal de Santo André.

O projeto, organizado pela Ouvidoria Geral do TRF3, faz parte do programa “Conhecendo a Justiça” e foi criado em 2011 com o objetivo de organizar visitas monitoradas de estudantes de nível técnico e superior, bem como de fornecer informações sobre atividades, funções e estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.

De acordo com o professor Waldir Gomes Magalhães, coordenador do curso de Serviços Jurídicos da Etec, a atividade de mostrar o dia a dia da área jurídica é um complemento ao aprendizado em sala de aula. “Conhecer o Tribunal abre a possiblidade deles se interessarem pela carreira”, destacou.

No início do encontro, os estudantes assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra sobre o histórico da Justiça Federal, ministrada pelo servidor Denis Renato dos Santos Cruz..

Na sequência, o Juiz Federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo e da Central de Conciliação/SP, realizou um bate-papo com os visitantes sobre o tema “Conciliação”.

O magistrado falou sobre o conceito de resolução autocompositiva de conflitos e das vantagens da solução consensual. Ele também convidou os alunos a conhecerem e participarem do curso de formação de conciliadores do Gabinete da Conciliação do TRF3.

Sessão de julgamento, Turma e Gabinete

Os estudantes também tiveram a oportunidade de presenciar como funciona o julgamento colegiado no TRF3. Eles assistiram à sessão da Sétima Turma, que julga temas previdenciários.

Em seguida, conheceram a Subsecretaria da Sétima Turma, o Gabinete do Desembargador Federal Fausto De Sanctis, Ouvidor- Geral do TRF3, e tiveram uma noção básica sobre a rotina dos setores.

Para o aluno Adones Andrade Judas, o contato com magistrados e funcionários do TRF3 esclareceu muitas das suas dúvidas sobre a Justiça Federal. “Eu achei muito bom para aumentar e concluir o conhecimento sobre o assunto”, ressaltou.

A estudante Jaqueline Souza Carmo afirmou que presenciar como funciona a Justiça agrega informações sobre a escolha da carreira futura. “A visita é superinteressante. Acompanhar a rotina é diferente e acrescenta ao conteúdo visto nos livros”, disse.

Plenário

Na parte final da visita, os estudantes conheceram o Plenário e ouviram sobre decisões históricas da Justiça Federal da 3ª Região relatadas pelo servidor Jacques Cabral da Nóbrega.

No encerramento, a Juíza Federal Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri, da 2ª Vara Previdenciária de São Paulo, falou sobre sua trajetória na Justiça Federal e do preparo para a carreira. “A magistratura vale a pena, nós podemos fazer um bom trabalho e inclusive mudar o Brasil”, concluiu.

TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã

O projeto foi aperfeiçoado em 2018 e passou a se chamar “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”. Agora, estudantes, visitantes ou grupos interessados têm a oportunidade de acompanhamento humanizado do trabalho de magistrados e servidores, tanto na primeira quanto na segunda instância.

A instituição ou interessado em participar do projeto pode fazer agendamento pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br, colocando no assunto “AGENDAMENTO DE VISITA” e aguardar confirmação.

ACOM/TRF3
Estudantes da ETEC de São Caetano/SP participam do projeto “TRF3 de Portas Abertas”

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1100 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010