Notícias: Notícia

PRESIDENTE THEREZINHA CAZERTA APRESENTA NOVA FERRAMENTA DE GESTÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS DO TRF3

Solução escolhida - Power BI Desktop - será implementada sem custos

A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, apresentou, na tarde de quarta-feira (22 de agosto), a nova ferramenta de integração e de análise de dados estatísticos da Justiça Federal da 3.ª Região.

O Corregedor-Geral da Justiça Federal, Ministro Raul Araújo, que conduz os trabalhos de inspeção do Conselho de Justiça Federal no Tribunal, assistiu à apresentação.

O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Sr. Jader Carlos Videira, expôs as vantagens do Power Bi Desktop, a solução de Business Intelligence (BI) escolhida. Entre elas, a disponibilidade imediata, sem processo de contratação e sem custos.

BI é o termo técnico que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte para gestão e tomada de decisões de uma organização.

O Power Bi Desktop permite análise de dados de forma a descobrir, combinar e refinar dados, criando rotinas automáticas. O recurso de BI transforma enormes quantidades de dados em informações significativas, para obter respostas em segundos. Além disso, promove experiência interativa em exploração, visualização e apresentação de dados.

A Desembargadora Federal Therezinha Cazerta destacou que a análise de dados é atividade essencial para a gestão pública e que a Administração e os magistrados frequentemente precisam tomar decisões com base nessas informações e necessitam, para tanto, de dados fidedignos e abrangentes sobre a situação real.

A Presidente do TRF3 disse que muitos desses dados estão atualmente fragmentados e dispersos entre os vários bancos de dados dos distintos sistemas processuais, sendo tratados e manipulados por diversos setores administrativos, e que a nova ferramenta vai alterar esse cenário, reestruturando a forma como os dados são armazenados e geridos.

O Ministro Raul Araújo elogiou a iniciativa e declarou acreditar que a solução será importante ferramenta de apoio às decisões da Justiça Federal da 3.ª Região, ao disponibilizar informações de maneira mais clara, precisa e correta.

Assistiram à apresentação os Desembargadores Federais do TRF3 Newton De Lucca, Cecília Marcondes, Mairan Maia, Consuelo Yoshida e Toru Yamamoto, membros do Conselho de Administração desta Corte; Nelton dos Santos e Hélio Nogueira, integrantes do Conselho de Justiça Federal da 3.ª Região; Paulo Fontes, Coordenador do Gabinete da Conciliação; Nino Toldo, Diretor da EMAG; Maurício Kato, Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 3.ª Região; Paulo Domingues, Wilson Zauhy, Nelson Porfírio e Carlos Delgado, da Comissão de Informática do Tribunal; e a Magistrada Raquel Perrini, Juíza Federal em Auxílio à Presidência do TRF3.

Os Desembargadores Federais Marcos Augusto de Souza e Ney Bello, do TRF1; Aluísio Gonçalves de Castro e Guilherme Couto de Castro, do TRF2; Fernando Quadros da Silva e Sebastião Ogê Muniz, do TRF4; Cid Marconi Gurgel de Souza, Edilson Pereira Nobre Júnior, Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho e Paulo Machado Cordeiro, do TRF5, que compõem a equipe de inspeção do CJF, também estiveram presentes à exposição.

 

Fotos: ACOM/ TRF3

1 - Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, apresenta o Power BI Desktop para magistrados e servidores;

2 - O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, servidor Jader Carlos Videira, apresentou as vantagens do Power Bi Desktop;

3 - A Desembargadora Federal Therezinha Cazerta e o Corregedor-Geral da Justiça Federal, Ministro Raul Araújo, acompanharam a apresentação da nova ferramenta.



Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 2114 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010