Notícias: Notícia

ALUNOS DA ETEC MARIA AUGUSTA SARAIVA PARTICIPAM DO PROJETO TRF3 DE PORTAS ABERTAS

Visita monitorada mostrou aos participantes o funcionamento da Justiça Federal da 3.a Região

Em mais uma edição do “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã", o Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF3), junto com a Justiça Federal em São Paulo (JFSP), recebeu 23 estudantes do curso técnico em Serviços Jurídicos da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Maria Augusta Saraiva, da capital paulista, no dia 25 de setembro.

A visita tem o objetivo de apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3.a Região, que atende os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em novo formato, ela é realizada na primeira instância da Justiça Federal em São Paulo e no TRF3, além de ser aberta a todo público interessado em participar.

Patrícia Cavalcante, administradora de empresas, fez a inscrição pelo site e acompanhou todo o roteiro. “Sou uma pessoa curiosa, sempre tive vontade de conhecer, de assistir a grandes audiências. Parabéns por terem aberto para nós, que não somos do Direito, mas temos curiosidade em ver como é”, disse.

Fórum Criminal Federal

O início da visita foi no Fórum Criminal da Justiça Federal em São Paulo, onde os participantes foram recebidos pelo Juiz Federal Silvio César Arouck Gemaque, da 9.a Vara Criminal.

Os participantes manusearam autos e tiveram noções sobre os crimes que são julgados na esfera criminal federal, além de tirarem dúvidas.

Na sequência, eles assistiram a uma audiência de instrução sobre um crime de estelionato com oitiva de testemunhas conduzida pelo Juiz Federal da 9.a Vara. Antes de iniciar, o magistrado explicou aos presentes todo o rito do ato processual.

“É muito importante mostrar aos alunos e, também, à sociedade uma audiência e como funciona a Justiça Federal. Os estudantes só têm acesso à prática jurídica nos estágios mais avançados e nas fases posteriores dos cursos, por isso é muito interessante que eles tenham esse contato no início da sua formação”, salientou o magistrado.

Segundo a Professora da Etec e Advogada Soraya Aparecida Mariano Paz, os estudantes ficaram contentes em poder participar do projeto. “A escola sempre busca instituições e órgãos para que os alunos adquiram o conhecimento além da teoria, para criar maior contato e um melhor aprendizado”, destacou.

TRF3

Na segunda etapa, os visitantes conheceram o TRF3. No Plenário, assistiram a um vídeo da Sessão de Julgamento da Décima Primeira Turma e, em seguida, a um vídeo institucional.

Eles também viram um vídeo explicativo sobre os Juizados Especiais Federais da 3.a Região (JEFs), que tem trâmite processual mais simples e são responsáveis por causas que não ultrapassam 60 salários mínimos.

Para a estudante Caroline Teixeira da Costa, a visita acrescentou experiências. “São conceitos que adquirimos para a vida”, frisou.

Uma palestra da Juíza Federal Katia Herminia Martins Lazarano Roncada, da 5.a Vara-Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo, encerrou as atividades.

Ela relatou sua experiência na carreira da magistratura, falou do serviço público e explicou aos participantes sobre Justiça multiportas que estimula outras formas de solução de conflitos como a Conciliação e a Justiça Restaurativa.

Para o aluno Paulo Ricardo Souza, foi de grande valia estar presente na visitação. “Fomos bem recepcionados, vimos como funcionam as instâncias da Justiça Federal e constatamos a relevância no nosso sistema de Justiça. O Judiciário também está preocupado com as causas das ações que são propostas, não só em resolver o problema, mas agir na origem”, complementou.

“É fundamental esse contato, porque nós precisamos quebrar barreiras, as pessoas precisam ver que efetivamente o Judiciário funciona. Quando mostramos todo o trabalho que é realizado, que as pessoas são realmente comprometidas, muda-se a forma de enxergar a Justiça”, finalizou a Juíza Federal Katia Herminia.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal, coordenada pelo Desembargador Federal Fausto De Sanctis.

Foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em participar do projeto podem fazer inscrição no site do TRF3, pelo link “Agende um Visita", ou clicando aqui.

Foto: ACOM/TRF3
Estudantes da Etec Dra. Maria Augusta Saraiva participam do projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã"

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 575 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010