Notícias: Notícia

TRF3 EXIBE DOCUMENTÁRIO E PROMOVE DEBATE SOBRE EMPREENDEDORAS DAS PERIFERIAS

Filme “Visionários da Quebrada” terá sessões nos dias 22 e 23 de outubro, dentro do projeto “Justiça, Gênero e Arte”

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) promove, nos dias 22 e 23 de outubro, a exibição do filme “Visionários da Quebrada”, que conta histórias de sucesso de empreendedores das periferias da cidade de São Paulo/SP. Ao final das exibições, haverá um debate sobre a questão do protagonismo da mulher nos bairros afastados do centro econômico das metrópoles, voltado a todos os colaboradores terceirizadas do Tribunal.

A exibição do documentário e a rodada de conversas têm como organizadoras a Desembargadora Federal Inês Virgínia Prado Soares, a Juíza Federal em Auxílio à Presidência do TRF3, Raquel Perrini, e a Juíza Federal Gabriela Azevedo Campos Sales. O evento faz parte do projeto “Justiça, Gênero e Arte” e tem o apoio da Associação dos Juízes Federais (AJUFE) e da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e de Mato Grosso do Sul (AJUFESP).

A “película” foi idealizada por Ana Carolina Marins e Maria Clara Magalhães e conta a história de dez grandes personalidades das periferias por meio da dança, música, filosofia, gastronomia, comunicação, educação e moda; que atuam transformando visões e construindo novas realidades.

Entre os exemplos estão a MC Amanda Negra Sim, o ativista cultural Dimas Reis, a dançarina Gal Martins, o educador Fábio LOL, o gastrônomo Guilherme Petro, o educador Tony Marlon, o artista Rodrigo Costa, a iniciativa Favela da Paz, no Jardim Nakamura, zona sul, e a educadora Rose Modesto, que atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes de São Mateus, na zona leste da capital paulista.

Juntos, eles revelam a potência de pessoas extraordinárias, que mudam suas comunidades na simplicidade da vida. O documentário deixa que seus protagonistas construam novas narrativas e imaginários sobre as relações sociais e culturais na periferia.

Segundo as idealizadoras do documentário, a motivação foi dar vazão a personagens que resistem e enxergam novas formas de produzir a vida, colaborando com novas perspectivas sobre os agentes de transformações em São Paulo e desmitificando a questão do empreendedorismo social.

“Entendemos que mais importante do que criar novas narrativas é dar voz a novos narradores. Criando a possibilidade, de juntos, atravessarmos as pontes, fortalecendo o desenvolvimento de nossas quebradas. Acreditamos nas mudanças estruturais vindas das margens, nos saberes das periferias e na potência das pessoas engajadas na construção de suas comunidades”, afirmam as idealizadoras no site do documentário.

Aproveitando a temática, as magistradas organizadoras do evento vão coordenar, após a exibição do filme, uma roda de conversa com a diretora e com “visionários” do documentário, especialmente sobre a questão do protagonismo da mulher na periferia. O evento é destinado a todos os colaboradoras terceirizados do TRF3.

Evento: Exibição do Filme “Visionários da Quebrada” e Roda de Conversa sobre o Protagonismo da Mulher na Periferia
Dias: 22/10, às 14h, e 23/10, às 10h
Local: Auditório da EMAG, Avenida Paulista, 1.912, Edifício Funcef Center – Cerqueira César – São Paulo/SP

Ficha técnica do documentário

Idealização e Direção: Ana Carolina Martins.
Idealização e Comunicação: Maria Clara Magalhães
Direção de arte/Produção gráfica: Milo Araujo
Roteiro e Assistente de direção: Sofia González
Produção Executiva: Johnny Borges
Direção de fotografia: Rafael Duckur
Filmmaker e Edição: Caio Valverde
Edição: Monique Ramos

Assessoria de Comunicação Social do TRF3
*texto alterado em 08/10

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 607 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010