Notícias: Notícia

TRF3 DE PORTAS ABERTAS RECEBE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Visita monitorada tem a finalidade de mostrar o funcionamento da Justiça Federal da 3.a Região

O Tribunal Regional Federal da 3.a Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal em São Paulo (JFSP), recebeu, no dia 30 de outubro, 21 alunos do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, capital, e dois cidadãos no “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã".

O projeto consiste em uma visita monitorada com a finalidade de apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3.a Região, que atende os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ela é realizada na primeira instância da Justiça Federal em São Paulo e no TRF3. Antes, era aberta somente a instituições. Atualmente, todas as pessoas interessadas podem participar.

Segundo o Desembargador Federal Fausto De Sanctis, Ouvidor-Geral do TRF3, a abertura ao público veio agregar positivamente à imagem da Justiça. “Qualquer pessoa pode acompanhar e verificar in loco como é o trabalho do Judiciário, dos Juízes e dos Servidores”, acrescentou.

O engenheiro aposentado Antonio Genesio Borsetto veio com sua esposa, a dona de casa Ivani Rozario Lima. Eles fizeram a inscrição no site do TRF3. “Eu me interesso pelas causas da Justiça, em ver o trâmite, tenho curiosidade”, destacou.

Para Ivani, que veio acompanhando o marido, valeu a pena participar. “A gente sempre aprende algo novo”, complementou.

Fórum Criminal

A visita foi iniciada no Fórum Criminal de São Paulo. A Juíza Federal Louise Vilela Leite Filgueiras Borer, da 8.a Vara Criminal de São Paulo, recepcionou os participantes e explicou as fases da tramitação processual. Os visitantes manusearam os autos e tiraram dúvidas.

De acordo com a Juíza Federal, a visita mostra como funciona concretamente o trabalho na Justiça. “É um momento de trazermos maior transparência, de nos comunicarmos com a sociedade”, salientou.

Em seguida, eles assistiram a uma audiência de instrução. Antes de iniciar, a magistrada explicou toda a formalidade dos atos processuais.

“Na audiência é que vemos todas as partes atuando de verdade, a defesa, a acusação, o juiz”, afirmou a estudante Fernanda Porto Costa.

O professor do Mackenzie Everton Luiz Zanella explicou que o projeto complementa e alia a teoria com a prática. “Além de conhecerem a Justiça Federal, eles vivenciam um pouco o dia a dia”, falou.

TRF3

Na outra etapa da visita, os estudantes conheceram o TRF3. Inicialmente, assistiram a um vídeo da Sessão de Julgamento da Décima Primeira Turma e, na sequência, a outro institucional.

Eles também viram um vídeo explicativo sobre os Juizados Especiais Federais da 3.a Região (JEFs), que têm trâmite processual mais simples e julgam causas limitadas a 60 salários mínimos. Outra exibição tratou sobre a conciliação, que é uma forma de solução consensual de conflitos.

O funcionário Denis Renato dos Santos Cruz conversou com os participantes sobre a carreira de servidor púbico na Justiça Federal e abordou a forma de ingresso e os tipos de cargos.

No final, o Desembargador Federal Fausto De Sanctis falou com os alunos sobre o cargo de magistrado e relatou suas experiências.

A aluna Vivian Rosa Mazza aprovou a visita. “Com certeza, vivenciar o cotidiano do Judiciário Federal complementa o que é visto em sala de aula”, concluiu.

Conhecendo a Justiça

O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é organizado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em participar do projeto podem fazer inscrição no site do TRF3, pelo link “Agende uma Visita", ou clicando aqui.

Fotos: ACOM/ TRF3
 



Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 684 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010