Notícias: Notícia

TRF3 DISCUTE O PAPEL DA MULHER SAMBISTA NO COTIDIANO COM EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “BAMBAS"

Evento faz parte do Projeto Justiça, Gênero e Arte e é voltado aos colaboradores terceirizados do Tribunal

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) promove, no dia 27 de fevereiro, duas sessões do filme documentário “Bambas”, voltado aos colaboradores terceirizados da Justiça Federal da 3ª Região. Trata-se de mais uma edição do projeto “Justiça, Gênero e Arte”, que, desde agosto de 2018, tem trazido, por meio de diversos formatos, questões de gênero para o debate no TRF3.

A produção em curta-metragem tem 20 minutos de duração e dá voz a mulheres sambistas de São Paulo de diferentes idades, classes e ideias, desenhando um panorama da vida dessas mulheres e mostrando as dificuldades e situações que o samba impõe às que se aventuram em suas rodas. A direção é de Anna Furtado.

O evento conta com a apoio da Presidência do TRF3 e faz parte do “Projeto Justiça, Gênero e Arte”. As exibições serão realizadas, às 10h e às 14h, no auditório do Tribunal, localizado na Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul, 25.º andar.

Após a apresentação do filme, será feita uma discussão sobre o tema que contará com as presenças da advogada Cláudia Patrícia Luna, do sociólogo Sérgio Barbosa e de Rafael Rios, membro do Movimento Brotherhood.

Os debatedores

Claudia Patrícia Luna é advogada e atua na defesa dos Direitos Humanos, com recorte de gênero, etnia, raça e diversidade. Preside a ONG Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres, e o Movimento Nacional contra o Tráfico de Pessoas (MCTP), articulação que reúne 285 entidades no Brasil e no exterior.

Sérgio Barbosa dos Santos Silva é Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente, é doutorando em Democracia no século XXI pelo Centro de Estudos Sociais (CES) junto à Universidade de Coimbra em Portugal. Desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, aos seguintes temas: democracia, participação política, internet, WhatsApp e ciberativismo.

Já Rafael Rios é um dos coordenadores, em São Paulo, do Movimento Brotherhood. Carioca radicado em São Paulo há quatros anos, é ex-militar da Marinha, trabalha como servidor público federal. O Brotherhood (irmandade) é um grupo de homens que se organiza em conversas virtuais e presenciais nas cidades de São Paulo e Florianópolis. Tem como objetivo reconstruir e acolher o homem do século XXI, basicamente educado com os princípios da sociedade machista. Busca entender o papel do homem e sua vulnerabilidade no comportamento “macho alfa”.

O TRF3 e as questões de gênero

O TRF3 tem procurado debater tanto as questões de gênero que afetam a dinâmica de funcionamento da instituição quanto as que permeiam as lides trazidas a juízo.

Um grupo de magistradas, com o apoio da Presidência do TRF3, é responsável por promover e propor, por meio do projeto “Justiça, Gênero e Arte”, eventos em diferentes formatos para discutir as questões de gênero no Tribunal.

Entre elas, estão a Desembargadora Federal Inês Virgínia e as Juízas Federais Raquel Perrini, em Auxílio à Presidência do TRF3, Leila Paiva Morrison, Sylvia Marlene de Castro Figueiredo e Gabriela Azevedo Campos Sales.

Em 2018, a mesa redonda “Mulheres no Sistema de Justiça”, as exibições dos documentários “Chega de Fiu-Fiu” e “Visionários da Quebrada” e as rodas de conversa com terceirizadas e terceirizados, por ocasião do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, foram destaques do projeto.

Na Escola de Magistrados, o tema foi objeto do seminário “Direito, Gênero e Sexualidade”.

Serviço

Evento: exibição do filme “Bambas”
Data: 27/02/2019, às 10h (primeira sessão) e às 14h (segunda sessão)
Local: Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul, 25º andar
Público: colaboradores terceirizados da Justiça Federal da 3ª Região

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 665 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010