Notícias: Notícia

TRF3 RECEBE 42 ESTAGIÁRIAS DE DIREITO NO PROJETO “DESCOBRINDO A MAGISTRATURA FEDERAL”

Participantes foram recepcionadas por magistradas e puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido por Desembargadoras e Juízas Federais em São Paulo

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) recebeu, na sexta-feira (15/03), 42 estagiárias de Direito dos Fóruns da Capital e da Grande São Paulo em mais uma etapa do projeto “Descobrindo a Magistratura Federal”. Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab) em conjunto com a Comissão AJUFE Mulheres, a atividade faz parte das comemorações do mês da mulher.

Junto com outras oito magistradas federais, a Desembargadora Federal Marli Ferreira, presidente do TRF3 de 2007 a 2010, recebeu as estudantes e contou sobre sua experiência na Justiça Federal desde o ingresso em 1988. Para ela, a atividade propicia uma chance para as estagiárias conhecerem a realidade da Justiça Federal.

“As estudantes em geral não tem noção do que se passa dentro de um Tribunal. É uma grande oportunidade de saberem o que acontece, quais as matérias que o Tribunal e a primeira instância julgam e de como é ser uma juíza federal”, relatou.

Segundo a Desembargadora Federal, a ideia do projeto é abrir um leque diferenciado de opções para as estudantes. “É uma experiência muito importante para que tenham oportunidade de ver como as instituições funcionam, todos nós deveríamos ter tido essa experiência”, completou.

Magistrada em auxílio à Presidência do TRF3, a Juíza Federal Raquel Perrini acompanhou a abertura do evento e salientou que o “Descobrindo a Magistratura” deixa a Justiça Federal mais próxima das estudantes de Direito.

“A Justiça tem sempre que se aproximar dos cidadãos e dos estudantes porque eles serão os juízes profissionais de amanhã. Essa atividade é importante, pois propicia que elas conheçam o cotidiano, o trabalho e as dificuldades que a carreira impõe às juízas, e também o lado bom, que é muito gratificante. É importante que elas saibam como se trabalha do lado de cá para que possam refletir e, eventualmente, fazerem uma opção pela magistratura, conhecendo bem o funcionamento da Justiça Federal”, salientou.

Na ocasião, cada uma das participantes teve a oportunidade de se apresentar, falar o local em que trabalha, qual semestre do curso de Direito está cursando e também a faculdade onde estuda. Em seguida, Desembargadoras do TRF3 e Juízas da Justiça Federal de São Paulo conduziram pequenos grupos de estagiárias para os respectivos gabinetes, onde puderam realizar um bate-papo sobre concurso, trabalho das magistradas, papel social da profissão, desafios e conquistas diárias da carreira.

O projeto “Descobrindo a Magistratura Federal” foi desenvolvido com a participação de desembargadoras, juízas, servidores e também de estudantes de Direito, que fizeram sugestões e críticas para o aprimoramento do protótipo inicial. O objetivo foi encontrar maneiras de aumentar a participação das mulheres na magistratura e a representatividade feminina no Poder Judiciário.

“Acredito que esse seja um projeto importante porque abre as portas da Justiça para que as estudantes conheçam o trabalho das magistradas e se interessem em seguir a carreira. No Laboratório, vimos por meio de pesquisas que há um desinteresse das mulheres pela profissão devido a vários fatores. Nosso objetivo é estimulá-las a querer abraçar essa carreira assim como nós quisemos”, pontuou a Desembargadora Federal do TRF3, Inês Virgínia.

Os próximos encontros estão marcados para ocorrer nos dias 22 e 29 de março, das 15 às 17 horas. Estagiárias de Direito dos Fóruns da Capital e Grande São Paulo podem participar e trazer uma acompanhante (a convidada precisa ser estudante de Direito ou profissional da área jurídica). Para se inscrever clique aqui.

 

Fotos: ACOM/ TRF3
Desembargadoras e Juízas Federais falam para estudantes durante o "Descobrindo a Magistratura"
Estudantes de Direito participam do projeto "Descobrindo a Magistratura" no Plenário do TRF3
Magistradas e estudantes que participaram do encontro



Assessoria de Comunicação Social do TRF3
 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1395 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010