Notícias: Notícia

PRESIDENTE DO TRF3 PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO EM SÃO PAULO

Nova sede da AGU trará economia de 1 milhão de reais mensais

A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou da inauguração da nova sede da Advocacia-Geral da União (AGU) na cidade de São Paulo, no dia 18 de março. Localizadas na Rua Bela Cintra, as novas instalações possibilitarão uma economia de 1 milhão de reais por mês, em aluguel.

Participaram da cerimônia de inauguração: o Advogado-Geral da União, Ministro André Luiz de Almeida Mendonça; o Conselheiro Henrique Ávila, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região, Desembargadora Federal Rilma Aparecida Hemetério; o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos. Pela AGU, compareceram à solenidade, além do Ministro André Mendonça, a Corregedora-Geral, Vládia Pompeu Silva, e o Procurador-Geral Federal, Leonardo Silva Lima Fernandes.

O Advogado-Geral da União, Ministro André Luiz de Almeida Mendonça, destacou a importância da nova instalação, mais simples e com uma série de providências administrativas e melhorias a serem adotadas, porém com vantagens consideráveis: primeiro, o custo – 1 milhão de reais a menos por mês de aluguel, em tempos de tamanha escassez do orçamento. Em segundo lugar, a estratégia da localização: “Nós estamos ao lado da Paulista, muito próximos à Justiça Federal, ao Tribunal Regional Federal da 3.ª Região e ao Tribunal Regional do Trabalho, o que nos dá uma mobilidade urbana, podendo ter uma prestação de serviços à sociedade com a mesma qualidade”, disse o Ministro.

O Ministro lembrou que participou de cerimônia de virtualização dos processos judiciais do TRF3, o que lhe dá a segurança de que, com o passar do tempo, terão uma menor necessidade de espaço físico.

“Contem sempre com a AGU, e nos ajudem aconselhando, orientando, mostrando perspectivas de novos rumos, para que a AGU contribua não só com a Justiça, mas com o Estado e com a sociedade brasileira”, afirmou.

A Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região, Desembargadora Federal Rilma Aparecida Hemetério, destacou o valor do gesto: “Com um gesto tão singelo de relocar a AGU para um espaço de valor condizente com a realidade, representa um compromisso com a gestão pública e a racionalização das despesas”.

O Procurador-Geral Federal Leonardo Silva Lima Fernandes mostrou satisfação com o simbolismo que atribui a este momento solene. “A inauguração desta nova sede é exemplo do contínuo avanço institucional, de economicidade (1 milhão de reais economizados mensalmente) e de identidade, face à destinação exclusiva da instalação física para as atividades da AGU”.

A Procuradora da Fazenda Nacional Vládia Pompeu da Silva desejou a todos os integrantes da AGU que realizem seus trabalhos com simplicidade e economia, para que honrem a Instituição e o país.

O Conselheiro do CNJ, Henrique Ávila, destacou o papel distinto que a AGU desempenha no país, e que atende o princípio mais relevante da atualidade, qual seja, da economicidade. Ressaltou os esforços da Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, em melhorar a eficiência do Tribunal com o menor custo possível.

O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, disse ter como meta da sua gestão a diminuição das despesas. “Esse é um dos pilares da administração da coisa pública”, afirmou, parabenizando a AGU pelo exemplo.

A Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, saudou a todos na pessoa do Ministro e agradeceu a sua presença na solenidade de inauguração do PJe realizada no TRF3. “Estamos aqui imbuídos do mesmo propósito. Em decorrência da Emenda 95, e da situação geral do país, todos nós tivemos que fazer um exercício para conseguirmos os melhores resultados ao menor custo e descobrimos que isso é possível. Estamos em busca de ferramentas a partir da nossa diligência e criatividade. O processo judicial eletrônico é muito importante, pois nos trará uma redução de custos muito grande”, afirmou.

A Magistrada ressaltou que a AGU é uma grande parceira. “Desenvolvemos uma parceria intensa, amistosa e produtiva. Todos aqui trabalhamos pelo mesmo objetivo: prestar uma jurisdição eficiente, em busca de uma sociedade mais justa, mais igual e mais evoluída. Isso só se consegue com a união de todos em torno do mesmo propósito. O CNJ sempre nos auxiliando. Todos nós unidos e atuando num mesmo sentido. Parabenizo-os pela realização”, finalizou.

Encerrando o evento, o Procurador Regional da União da 3.ª Região, Luiz Carlos de Freitas, destacou que a mudança de sede é um marco, um novo ciclo que se inicia, agradeceu a todos e manifestou sua alegria pelo momento.

A nova sede concentrará as atividades da Procuradoria-Regional Federal da 3.ª Região, da Consultoria Jurídica da União em São Paulo, da Procuradoria-Regional da União da 3.ª Região, do Escritório Avançado da Corregedoria-Geral em São Paulo, do Núcleo Especializado em Arbitragem em São Paulo, da Escola da AGU em São Paulo e da Superintendência de Administração da AGU em São Paulo.

Após a solenidade, a Presidente do TRF3 reuniu-se com o Advogado-Geral da União para tratar de assuntos relativos ao PJe, em especial a definição de parceria e estratégia para a virtualização de autos. Participaram os Desembargadores Federais José Lunardelli, Diretor da Emag, e Paulo Domingues, Presidente da Comissão de Informática e membro do Comitê-Gestor Regional do PJe; os Juízes Federais Luciana Ortiz, Diretora do Foro de São Paulo, Décio Gimenez, Vice-Diretor do Foro de São Paulo, e Fabiano Carrara, membro do Comitê-Gestor Regional do PJe; e os Procuradores Leonardo Silva Lima Fernandes, Procurador-Geral Federal, Luiz Carlos de Freitas, Procurador-Regional da 3.ª Região, Catheriny Baccaro Nonato, Procuradora-Regional da Fazenda Nacional da 3.ª Região, Lara Aued, Procuradora-Regional Federal da 3.ª Região, e Tania Nigri, Procuradora-Chefe da Procuradoria-Regional do Banco Central do Brasil em São Paulo.

ACOM/TRF3
 Mesa de honra da solenidade de inauguração do novo prédio da AGU em São Paulo
 Presidente do TRF3 reuniu-se com o Advogado-Geral da União para tratar de assuntos relativos ao PJe
  Advogado-Geral da União, Ministro André Luiz de Almeida Mendonça, e Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta
 Autoridades que compuseram a mesa da solenidade
 Público presente no evento

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1879 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010