Notícias: Notícia

PRESIDENTE DO TRF3 PRESTIGIA SOLENIDADE DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO PAULISTANO AO DESEMBARGADOR FEDERAL DO TRF4 THOMPSON FLORES

Evento ocorreu, nesta segunda-feira (6/5), na Câmara Municipal de São Paulo

A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou, nesta segunda-feira (6/5), na Câmara Municipal de São Paulo, da Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Desembargador Federal Thompson Flores, Presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4).

Uma das honrarias concedidas pela Câmara Municipal de São Paulo, o título de Cidadão Paulistano busca reconhecer a contribuição de pessoas nascidas em outras cidades, mas que desenvolvem trabalhos e ações significativas para a capital paulista.

Em sua fala, a Desembargadora Federal do TRF3 afirmou estar extremamente honrada e feliz pelo convite para saudar o homenageado, por quem disse nutrir especial admiração. Ela lembrou o histórico familiar de Thompson Flores no mundo jurídico – trineto de Desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e neto de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) –, destacando sua inteligência invulgar.

“Nosso homenageado é estudioso incansável de várias áreas do conhecimento, em especial de História e de Direito. Leitor obstinado, possui uma biblioteca de mais de 30 mil obras, muitas lidas e relidas, a maioria de autores estrangeiros respeitável em qualidade e em quantidade, e ostenta cultura invejável, o que se revela no sucesso, no reconhecimento e na presença em notáveis feitos”, elogiou.

A Magistrada ressaltou a sólida formação jurídica e os diversos cargos públicos ocupados por Thompson Flores e salientou sua passagem pela Magistratura do estado do Rio Grande do Sul e pelo Ministério Público, até a nomeação para o cargo de Desembargador Federal no TRF4, pelo quinto constitucional, sempre atuando em prol da Justiça.

“Jamais se descurou do compromisso com os ideais de Justiça, que se concentram na pacificação dos conflitos, em busca de uma sociedade mais justa, igual e humanitária, consciente de que a Justiça é imprescindível à evolução da nação, que só se alcança com o respeito aos direitos individuais e sociais e às leis e à Constituição do país que os consagram”, salientou.

A Desembargadora também frisou que o homenageado preside um dos Tribunais mais respeitados do Brasil, pela produção jurídica de alto nível, pelo baixo índice de congestionamento e pela eficiência e produtividade.

“O Presidente Thompson Flores realizou uma gestão de ação e de sucesso, registrando avanços consideráveis e dignos de menção, como a instalação do novo prédio anexo ao Tribunal, o Museu do TRF4 e a expressiva expansão na área de tecnologia”, concluiu a Presidente do TRF3.

O Desembargador Federal Thompson Flores dedicou a homenagem aos magistrados e aos servidores do TRF4.

“Essa homenagem é muito significante. São Paulo é a cidade mais importante do Brasil, e isso me deixa ainda mais orgulhoso. Compreendo que essa homenagem não é só à minha pessoa, mas, sim, a todo o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, o qual eu tenho a honra de presidir”, declarou.

A Sessão Solene para a entrega do título foi uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Eduardo Tuma (PSDB). “Nada mais justo do que reconhecer os serviços prestados à sociedade brasileira pelo Desembargador Thompson Flores. A cidade de São Paulo, hoje, adota-o como um filho, porque ele dedica sua vida a construir uma sociedade mais humana, justa e igualitária”, afirmou.

Desembargador aposentado e Professor de Direito Civil da PUC-SP, José Manoel de Arruda Alvim Netto também participou da homenagem. “Thompson Flores é figura merecidamente destacada dos quadros da Magistratura Brasileira, com contribuições ao país que transcendem os deveres de um juiz”, disse.

O ex-governador de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho, também participou do evento. “Trata-se de uma merecida homenagem ao homem público. No momento em que se critica demais a Magistratura e o Ministério Público, surgem pessoas como o Thompson Flores, fazendo com que a sociedade acredite na Justiça”, destacou.

A mesa de honra também contou com a presença do General Maynard Marques de Santa Rosa, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; do Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, Comandante do 8.º Distrito Naval; do Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) Fernando Antonio Torres Garcia; do Promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Paulo José Carlos Blat; do Desembargador aposentado do TJ-SP Nelson Calandra; e do Advogado e Professor Ricardo Sayeg.

O homenageado

Thompson Flores, 56 anos, nasceu em Porto Alegre. Membro de uma família de longa tradição no mundo jurídico, o Desembargador se formou na Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 1985, com ênfase em Direito Processual Civil.

Autor de diversos trabalhos jurídicos publicados em revistas especializadas, Thompson Flores exerceu o cargo de Procurador da República e foi nomeado, em maio de 2001, Desembargador Federal do TRF4 pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Eleito Presidente do TRF4 pelo plenário do Tribunal, para o biênio 2017-2019, sua gestão tem sido reconhecida por profissionais da área. 
 

Foto: ACOM/ TRF3
 Presidente do TRF4, Desembargador Federal Thompson Flores, recebe título de Cidadão Paulistano
 Mesa de honra da sessão solene de entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Desembargador Federal Thompson Flores
Da esq. p/dir.: Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia (TJ-SP), Desembargador aposentado Arruda Alvim (TJ-SP), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta (TRF3) e Desembargador Federal Thompson Flores (TRF4)
 Antes da solenidade, autoridades foram recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Tuma
 Público presente ao evento
 Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1776 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010