Notícias: Notícia

TRF3 DE PORTAS ABERTAS RECEBE ESTUDANTES DE LIMEIRA/SP

Eles conheceram a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), em conjunto com a Justiça Federal de Primeiro Grau de São Paulo, recebeu, no dia 21 de maio, 35 alunos e dois professores de Direito do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca), da cidade de Limeira (SP), e um cidadão no “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã".

O projeto é uma visita monitorada, que tem o objetivo de apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3.ª Região, que atende os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

O início da visita foi no Fórum Criminal da Justiça Federal de São Paulo. Os participantes foram recebidos pela Juíza Federal Raecler Baldresca. A magistrada ressaltou que o Projeto Portas Abertas aproxima as pessoas da Justiça Federal, além de torná-la mais conhecida.

Em seguida, os estudantes assistiram a uma audiência de instrução criminal, presidida pela Juíza, sobre crime de moeda falsa. Ela explicou aos participantes os procedimentos do rito, como oitiva de testemunhas e interrogatório dos réus.

A professora do Isca, Marta Regina Pardo Campos Freire, disse que foi a primeira vez que a instituição trouxe alunos ao TRF3.

“Nós sempre tentamos levar os estudantes para todos os órgãos. Conhecer a Justiça Federal e ter esse contato com todas as áreas é bastante importante”, destacou a docente.

De acordo com o estudante Vanderlei Dias, a visita foi uma oportunidade de adquirir conhecimento jurídico.

“É o meu primeiro contato com a Justiça Federal e com a área do Direito. Para mim, tudo é novidade”, enfatizou o estudante.

A segunda etapa da visita aconteceu no TRF3. Inicialmente, os estudantes conheceram o Gabinete do Desembargador Federal Johonsom Di Salvo. O magistrado conversou com eles sobre a rotina do setor e os tipos de processos julgados, além da competência das Turmas, Seções e Órgão Especial do TRF3.

“Eu louvo e saúdo a iniciativa do ‘Portas Abertas’. É um contato entre o meio acadêmico e o nosso Tribunal. É muito vantajoso para nós, porque nos tornamos mais conhecidos, e para os estudantes, que podem ter acesso a uma Justiça que não é tão comum. Todos saem satisfeitos”, opinou.

Depois os alunos assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra do Juiz Federal Renato Lopes Becho, que falou sobre a sua experiência, a carreira da Magistratura e deu dicas e técnicas de estudo no preparo para o concurso.
 

“Com o projeto, os estudantes têm a chance de conhecer a estrutura do Poder Judiciário e também desmitificar a carreira do juiz federal”, disse.

Sobre a preparação para o processo seletivo, o Juiz afirmou que chegar ao cargo exige muita disciplina e técnica de estudo. “É muito difícil, mas a recompensa é fazer parte de uma carreira que requer pleno exercício de cidadania”, ressaltou o magistrado.

A estudante Luana Souza avaliou a visita como ótima. “Acho relevante conhecer as instituições pra saber como atuam na prática, que é totalmente diferente da teoria da sala de aula. A visita proporciona esse contato, tanto com os profissionais quanto com o ambiente de trabalho”, concluiu.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em participar do projeto podem acessar o link “Agende uma Visita", no site do TRF3.

Fotos: ACOM/TRF3
Estudantes do Instituto Isca de Limeira participam do Projeto "TRF3 de Portas Abertas"

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 696 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010