Notícias: Notícia

PRESIDENTE DO TRF3 PRESTIGIA SOLENIDADE DE ENTREGA DO COLAR DO MÉRITO JUDICIÁRIO AO PROFESSOR DOUTOR FLÁVIO LUIZ YARSHELL

Evento ocorreu nesta segunda-feira (26/8), no Tribunal de Justiça de São Paulo

A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou, nesta segunda-feira (26/8), da Sessão Solene de Entrega do “Colar do Mérito Judiciário” ao Professor Doutor Flávio Luiz Yarshell no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A solenidade foi realizada, às 17 horas, no Salão Nobre “Ministro Manoel da Costa Manso”, no 5.º andar do Palácio da Justiça, na Praça da Sé.

O Colar do Mérito Judiciário é a maior honraria concedida pelo TJSP. Criado em 1973, busca reconhecer a contribuição, méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica.

O Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, em nome do TJSP, destacou que a Corte se sente prestigiada e honrada em homenagear o Professor Flávio Yarshell, cuja trajetória profissional e acadêmica foi pautada pelo amor ao trabalho e dedicação integral à causa da Justiça, como advogado e mestre. “É homem de vida agitada pela paixão das causas que defende”, ressaltou.

Em seu discurso, o homenageado, Flávio Yarshell, expressou seu louvor e reconhecimento pelos relevantes serviços que a Justiça de São Paulo presta ao País. Agradeceu à Desembargadora Maria Cristina Zucchi e ao Desembargador Antonio Carlos Malheiros pela indicação de seu nome ao Tribunal para a honraria.

“Recebê-la significa renovação da minha fé. Fé no Direito como o melhor instrumento para convivência humana; na Justiça como destino normal do Direito; fé na paz como substituto da justiça; e, sobretudo, na liberdade, sem a qual não há Direito, nem justiça, nem paz”, declarou.

O professor também manifestou seu agradecimento à família e aos colegas de profissão: “Todos são testemunhas de meu amor pela advocacia, pela docência e pelo Direito”.

O Presidente do TJSP, Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, saudou a todos os presentes, em especial, aos Desembargadores Maria Cristina Zucchi e Antonio Carlos Malheiros pela indicação.

“Tenho elevada honra em presidir esta solenidade da entrega da mais alta honraria desta Corte, que só os Juízes que chegam a elevado cargo de Desembargador recebem. O Tribunal de Justiça sente-se envaidecido e honrado em poder fazer justiça e entregar essa comenda que, temos certeza, Vossa Excelência levará para sempre em seu coração”.

Além da Presidente do TRF3, a mesa de honra também contou com a presença do Presidente do TJSP, Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; do Secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, representando o Governador João Dória; do Corregedor-Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; do Presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, Desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; do Presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; do Corregedor-Geral da Justiça do Espírito Santo, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; e da Subprocuradora-Geral de Justiça, Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos, representando o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.

Os Desembargadores Federais do TRF3 Nino Toldo e David Diniz Dantas também prestigiaram a solenidade.

O Homenageado

O Professor Doutor Flávio Luiz Yarshell é Livre-docente em Direito Processual Civil (USP, 2004), Doutor em Direito (USP, 1997), Mestre em Direito Processual Civil (USP, 1992), Docente na USP desde 1998 e Professor Titular desde 2009, Membro do Instituto Ibero Americano de Direito Processual, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Associação Internacional de Direito Processual, da Associação dos Advogados de São Paulo, Membro Benemérito da Academia Brasileira de Direito Processual, além de Sócio do Escritório de Advocacia Yarshell e Camargo Advogados, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Direito Processual, Tutela Antecipada, Processo Civil, Responsabilidade Civil e Reforma do Código de Processo Civil. De 2008 a 2012, foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Autor de várias obras jurídicas, destacando-se “Curso de Direito Processual Civil” e “Ação Rescisória”, proferiu diversas palestras no TRF3 e compõe a atual comissão de concurso público para provimento de cargos de juiz substituto da 3ª Região, como representante das universidades.

 Fotos: ACOM/TRF3
 Professor Doutor Flávio Luiz Yarshell e a Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta
Mesa de honra da solenidade de outorga do colar do Mérito Judiciário
Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco
Flávio Luiz Yarshell assina o livro de homenagem
Presidente do TJSP, Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças cumprimenta Flávio Luiz Yarshell pela comenda
Autoridades e convidados presentes no Salão Nobre do TJSP



Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1734 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010