Notícias: Notícia

FÓRUM FEDERAL DE OURINHOS RECEBE ESTUDANTES DE DIREITO PARA VISITA TÉCNICA

Iniciativa faz parte do Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã", coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal

A 25.ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em Ourinhos/SP, recebeu, no dia 27/9, estudantes de Direito da Faculdade Estácio de Sá, no Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para uma Visão Cidadã”, que consiste em uma visita monitorada com o objetivo de apresentar a organização, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário Federal da 3.ª Região.

As visitas foram realizadas no Fórum Federal de Ourinhos, conforme as novas orientações da Ouvidoria-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região. Participaram da visita monitorada, além dos universitários, o Professor Dr. José Ricardo Sute.

Etapas da Visita

Os alunos foram recebidos na sala de vídeo pela Supervisora Ana Paula Marchesini Dias Delatorre, da Central de Conciliação, para uma breve abordagem sobre a organização e o funcionamento da Justiça Federal.

Em seguida, a Juíza Federal Carolina Castro Costa Viegas, na titularidade daquela Subseção, fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela equipe e se colocou à disposição para dúvidas dos alunos. Na sequência, a Diretora de Secretaria, Maria Teresa La Padula, explicou aos alunos o funcionamento da Secretaria da 1.ª Vara Federal.

Após assistirem a apresentação, os estudantes conheceram as instalações do Fórum Federal, tais como as salas de Perícia e de Audiência, o Protocolo, a Central de Mandados e a Secretaria e finalizaram o roteiro na sala da Central de Conciliação, quando tiveram a oportunidade de manusear processos físicos de natureza cível e criminal.

Importância do evento

A Juíza Federal Carolina Castro Costa Viegas destacou a importância do evento: “A visita dos universitários mostrou-se bastante positiva, proporcionando o contato com os servidores e o ambiente organizacional da Justiça Federal, de modo a contribuir com a sua formação global”.

Para a Supervisora Ana Paula Marchesini Dias Delatorre, da Central de Conciliação de Ourinhos: “As visitas técnicas além de divulgar o trabalho da Justiça Federal, gerando uma imagem positiva perante a sociedade, têm potencial para gerar agentes multiplicadores de cidadania”.

O Professor Dr. José Ricardo Suter ressaltou: “A visita foi de extrema importância, pois os estudantes precisam ter contato com o Poder Judiciário. A sala de aula precisa ser complementada com atividades como esta, que trazem outro matiz na formação de competências, habilidades e postura do estudante de Direito. Agradecemos a oportunidade ofertada aos nossos futuros bacharéis em Direito”.

Conhecendo a Justiça

O Projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã”, coordenado pela Ouvidoria-Geral do Tribunal, é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir ao cidadão informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Os interessados em participar do projeto na cidade de Ourinhos e região podem obter mais informações pelo e-mail ourinh-nuar@trf3.jus.br ou, para agendamento na cidade de São Paulo, acessar o link “Agende uma Visita", no site do TRF3 ou clicando aqui.

Fotos: Acervo Pessoal
Estudantes de Direito da Faculdade Estácio de Sá visitam o Fórum Federal de Ourinhos

 

Assessoria de Comunicação do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 233 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010